Contribuir para o desenvolvimento local através da energia elétrica e da participação popular: é este o objetivo do Veredas Sol e Lares, realizado via Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel. O projeto envolve ativamente comunidades de 21 municípios do Vale do Jequitinhonha e região do Rio Pardo (MG) nos processos de instalação e gestão da Usina Veredas Sol e Lares (Grão Mogol/MG).
A maior usina fotovoltaica flutuante da América Latina produzirá energia para reduzir as faturas de até 1250 unidades consumidoras da região, e será gerida por uma associação composta pelas famílias beneficiadas.
Nossa união faz nossa luz: maior usina fotovoltaica (UFV) flutuante da América Latina aponta para a gestão popular da geração distribuída de energia Oberdan Savaris, Michel Rocha (Mil Montagens Elétricas), Gildo Rodrigues (Aedas) e Leonardo Cassol (Cooperativa CRERAL), da esquerda para direita Com mais de quatro meses de operação, a experiência da Usina Fotovoltaica em Grão Mogol (MG) já chama atenção por sua viabilidade e inovação. Representantes da Superintendência de…