Veredas Sol e Lares

Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento: inovação, energia e participação popular no semiárido mineiro

Contribuir para o desenvolvimento local através da energia elétrica e da participação popular: é este o objetivo do Veredas Sol e Lares, realizado via Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel. O projeto envolve ativamente comunidades de 21 municípios do Vale do Jequitinhonha e região do Rio Pardo (MG) nos processos de instalação e gestão da Usina Veredas Sol e Lares (Grão Mogol/MG).

A maior usina fotovoltaica flutuante da América Latina produzirá energia para reduzir as faturas de até 1250 unidades consumidoras da região, e será gerida por uma associação composta pelas famílias beneficiadas.

EIXOS DO PROJETO

NOTÍCIAS

Aedas acompanha visita técnica da Usina Fotovoltaica em Grão Mogol

Aedas acompanha visita técnica da Usina Fotovoltaica em Grão Mogol

jul 17, 2023

Nossa união faz nossa luz: maior usina fotovoltaica (UFV) flutuante da América Latina aponta para a gestão popular da geração distribuída de energia  Oberdan Savaris, Michel Rocha (Mil Montagens Elétricas), Gildo Rodrigues (Aedas) e Leonardo Cassol (Cooperativa CRERAL), da esquerda para direita Com mais de quatro meses de operação, a experiência da Usina Fotovoltaica em Grão Mogol (MG) já chama atenção por sua viabilidade e inovação. Representantes da Superintendência de…

VÍDEOS

O projeto Veredas Sol e Lares (D0632) é realizado via Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL. A entidade proponente e cooperada é CEMIG e sua execução é realizada pela AEDAS, pela AXXIOM, pela CEMIG Sim e pela PUC Minas. A iniciativa ainda conta com as parcerias do Movimento dos Atingidos por Barragens e do Observatório dos Vales e do Semiárido Mineiro, da UFVJM.