Contribuir para o desenvolvimento local através da energia elétrica e da participação popular: é este o objetivo do Veredas Sol e Lares, realizado via Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel. O projeto envolve ativamente comunidades de 21 municípios do Vale do Jequitinhonha e região do Rio Pardo (MG) nos processos de instalação e gestão da Usina Veredas Sol e Lares (Grão Mogol/MG).
A maior usina fotovoltaica flutuante da América Latina produzirá energia para reduzir as faturas de até 1250 unidades consumidoras da região, e será gerida por uma associação composta pelas famílias beneficiadas.
O projeto Veredas Sol e Lares foi destaque em apresentação durante Semana de Arte e Cultura do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)