Tecnologia Social

Soluções simples, sustentáveis, de fácil reprodução e construídas junto às pessoas atingidas

A Aedas desenvolve e dissemina tecnologias sociais que fortalecem comunidades, ampliam o acesso a direitos e melhoram as condições de vida. Conheça algumas das nossas experiências exitosas.

Um projeto que busca melhoria de renda e segurança alimentar através da produção de hortaliças integradas à criação de frango e produção de ovos, sem o uso de agrotóxicos. Tal iniciativa é uma parceria com o BNDES e a Fundação Banco do Brasil, e leva esta tecnologia social para 350 famílias em mais de 30 municípios nas regiões Norte, Jequitinhonha, Zona da Mata, Leste e Vale Rio Doce.

Em parceria com o IABS, a AEDAS executou 250 cisternas, uma solução comprovadamente real à superação da escassez de água no semiárido mineiro.

O diagnóstico participativo econômico, social, ambiental e cultural de comunidades atingidas por barragens nos municípios de Raul Soares e Abre Campo, ainda em andamento, visa a identificação do passivo proveniente da construção de duas pequenas centrais hidrelétricas nos dois municípios citados.

Esta tecnologia propicia a redução dos gastos familiares com a conta de luz, e consecutivamente uma melhoria relativa da renda. Como o próprio nome diz, se trata de uma placa solar de baixo custo, e portanto fácil de ser replicada. Atualmente a AEDAS acompanha 200 placas implantadas nos Municípios de Belo Horizonte e Montes Claros.

Notícias relacionadas