ATUAÇÃO

  • Ações educativas: meio ambiente; cultura; desenvolvimento na agricultura; alternativas econômicas; defesa da vida e da natureza.
  • Organização, associativismo e cooperativismo: proporcionar organização, participação e autonomia dos sujeitos e comunidades.​
  • Comunicação: produção de audiovisual, material impresso, capacitação técnica para possibilitar que as comunidades se mostrem para o mundo.
  • Prestação de serviços e assistência Técnica e extensão Rural – ATER.
  • Acesso à moradia e implementação de programas e projetos de habilitação.
  • Convênios: instituições públicas ou privados e agentes financeiros.​
  • Assessoria, acompanhamento e assistência técnica, organizativa, comercial, econômica e operacional na execução de programas e projetos.

TECNOLOGIAS ​SOCIAIS


Em sua trajetória a AEDAS se apropriou de diversas tecnologias sociais para a melhoria das condições de vida das comunidades atingidas, citamos como exemplo alguns dos projetos que nos proporcionou a apropriação destas tecnologias:

1- Produção Agroecológico Integrado Sustentável – PAIS; um projeto que busca melhoria de renda e segurança alimentar através da produção de hortaliças integradas à criação de frango e produção de ovos, sem o uso de agrotóxicos. Tal iniciativa é uma parceria com o BNDES e a Fundação Banco do Brasil, e leva esta tecnologia social para 350 famílias em mais de 30 municípios nas regiões Norte, Jequitinhonha, Zona da Mata, Leste e Vale Rio Doce.

2- Cisternas de Placa para captação de águas da chuva no semiárido mineiro; em parceria com o IABS, a AEDAS executou 250 cisternas, uma solução comprovadamente real à superação da escassez de água no semiárido mineiro.

3- Diagnóstico participativo econômico, social, ambiental e cultural de comunidades atingidas por barragens nos municípios de Raul Soares e Abre Campo. Tal projeto, ainda em andamento, visa a identificação do passivo proveniente da constrição de duas pequenas centras hidrelétricas nos dois municípios citados.

4- Placas Solares de aquecimento de água de baixo custo. Esta tecnologia propicia a redução dos gastos familiares com a conta de luz, e consecutivamente uma melhoria relativa da renda. Como o próprio nome diz, se trata de uma placa solar de baixo custo, e portanto fácil de ser replicada. Atualmente a AEDAS acompanha 200 placas implantadas nos Municípios de Belo Horizonte e Montes Claros.

5- Além das tecnologias sociais a AEDAS promove assessoria no acesso a políticas públicas, como Créditos Rurais, o PAA e o PNAE.

FOTO ORIGINAL:
MAXWELL VILELA

PROJETOS

INÍCIOPROJETO (NOME REDUZIDO)PARCEIRO APOIADOR
2010Cisternas de Placas no Semiárido MineiroIABS
2012Produção Agroecológico Integrada Sustentável – PAIS 1BNDES / FBB
2013Diagnóstico Participativo PCH Emboque e GranadaBROOKFIELD
2014Ninguém tira meu Direito de MorarAGOSTINIANOS
2014Placas de Aquecimento Solar de Baixo Custo (ASBC)BNDES / FBB
2014Detalhamento do Diagnóstico Emboque e GranadaBROOKFIELD
2015Capacitação em Sustentabilidade e EnergiaSEDA – MG
2015Organização e Mobilização Emergencial em MarianaGRASSROOTS
2016Produção Agroecológico Integrada Sustentável – PAIS 2BNDES / FBB
2016Organização e Negociação em MarianaBRAZIL FOUNDATION
2016Organização e Reparação no Rio DoceMISEREOR
2016Formação de Jovens em SustentabilidadeCESE
2016Encontro dos Atingidos por BarragensGOVERNO MG
2017Assessoria Técnica IndependenteATINGIDOS BARRA LONGA
2018Formação Direitos Humanos dos Atingidos por BarragemMANOS UNIDAS
2018Veredas Sol e LaresCEMIG
2019Assessoria Técnica IndependenteATINGIDOS PARAOPEBA
2019Assessoria Técnica IndependenteATINGIDOS ITATIAIUÇÚ
2023Assessoria Técnica IndependenteATINGIDOS RIO DOCE