Diversidade e Inclusão

Garantindo Direitos e Reconhecimento

O trabalho de diversidade e inclusão é fundamental para garantir que todos os grupos atingidos pelo rompimento sejam reconhecidos e tenham seus direitos respeitados, em suas especificidades. Ele promove espaços de diálogo sobre igualdade racial, políticas afirmativas e direitos, incentivando a autoidentificação dos danos sofridos por mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e outros grupos prioritários. Além de pautar medidas mitigatórias e compensatórias, compreendendo que se trata de grupos historicamente vulnerabilizados, econômica, social e politicamente.

Importa destacar que as mulheres e as pessoas negras são linha de frente no processo de reparação. Nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Paraopeba, as mulheres são as principais referências familiares e, engajadas na luta, compõem cerca de 70% dos espaços participativos. Do mesmo modo, pessoas autodeclaradas pardas e pretas chegam a 62%, o que também indica um território racializado e alvo do racismo ambiental pelas mineradoras.

Esse processo busca assegurar que as vozes dessas comunidades sejam ouvidas e consideradas em todas as etapas da reparação, fortalecendo a justiça social e a participação ativa de quem mais precisa. Por isso, a Aedas atua para integrar essa perspectiva em todas as suas ações.

Notícias relacionadas

Comunidade do Pires, em Brumadinho, sofre com saneamento precário e racismo ambiental   
4 de setembro de 2025
Sem as mulheres, não há reparação integral justa
27 de março de 2025
Atingidas participam do II Encontro das Mulheres em Defesa da Vida
16 de setembro de 2024
Não existe reparação sem elas: O papel central das mulheres negras nos espaços participativos
26 de julho de 2024