Tecnologia Social

Soluções simples, sustentáveis, de fácil reprodução e construídas junto às pessoas atingidas

A Aedas desenvolve e dissemina tecnologias sociais que fortalecem comunidades, ampliam o acesso a direitos e melhoram as condições de vida. Conheça algumas das nossas experiências exitosas.

Um projeto que busca melhoria de renda e segurança alimentar através da produção de hortaliças integradas à criação de frango e produção de ovos, sem o uso de agrotóxicos. Tal iniciativa é uma parceria com o BNDES e a Fundação Banco do Brasil, e leva esta tecnologia social para 350 famílias em mais de 30 municípios nas regiões Norte, Jequitinhonha, Zona da Mata, Leste e Vale Rio Doce.

Em parceria com o IABS, a AEDAS executou 250 cisternas, uma solução comprovadamente real à superação da escassez de água no semiárido mineiro.

O diagnóstico participativo econômico, social, ambiental e cultural de comunidades atingidas por barragens nos municípios de Raul Soares e Abre Campo, ainda em andamento, visa a identificação do passivo proveniente da construção de duas pequenas centrais hidrelétricas nos dois municípios citados.

Esta tecnologia propicia a redução dos gastos familiares com a conta de luz, e consecutivamente uma melhoria relativa da renda. Como o próprio nome diz, se trata de uma placa solar de baixo custo, e portanto fácil de ser replicada. Atualmente a AEDAS acompanha 200 placas implantadas nos Municípios de Belo Horizonte e Montes Claros.

Notícias relacionadas

D0632 inova com marco regulatório para gestão popular da geração distribuída de energia elétrica
6 de fevereiro de 2023
Nossa União Faz Nossa Luz: seminário macrorregional marca avanços na primeira experiência de gestão popular da geração distribuída de energia elétrica
23 de novembro de 2022
Pesquisas do Veredas ganham projeção internacional em conferência latinoamericana de Ciências Sociais
10 de junho de 2022