Planos de contingência de municípios orientam população sobre chuvas na Bacia do Rio Paraopeba
A previsão do tempo para Minas Gerais continua indicando instabilidade no clima por conta de um fenômeno meteorológico que é característico desse período, o que sinaliza muita chuva para este início de ano. Os cuidados, principalmente em áreas de risco, devem ser redobrados. Nesse sentido, além das informações que a Aedas já vem compartilhando, a Assessoria Técnica Independente solicitou à prefeituras da região o acesso a planos de contingência, que são documentos que tem por objetivo organizar as ações de prevenção.
Os planos de contingência são organizados por órgãos públicos e têm a finalidade de atender a ocorrências inesperadas, estado de calamidade pública, neste caso, as chuvas. O objetivo é diminuir os impactos negativos das chuvas na vida das pessoas, como também o combate a consequências e possíveis danos. Entre as informações importantes dos planos, estão o histórico de cada município, as áreas que merecem atenção e o que fazer em caso de emergência.
As solicitações dos documentos foram feitas no mês passado. Confira a seguir os Planos de Contingência já disponibilizados pelas prefeituras: