Assessoria do Governo Federal realiza visita a usina solar fotovoltaica dos atingidos no Jequitinhonha
Assessor de Participação Social e Diversidade do MME visitou a usina que é gerida por uma associação de prossumidores

Na manhã desta terça-feira (24/07), o representante do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Mário de Freitas, assessor de Participação Social e Diversidade, realizou visita a usina solar fotovoltaica flutuante (UFVf) Veredas Sol e Lares, localizada no município de Grão Mogol no Vale do Jequitinhonha. A visita foi acompanhada por Luis Shikasho, integrante da Coordenação de Projetos da Aedas e por Leandro Misael de Souza, técnico operador da empresa Mil Engenharia.
O objetivo da atividade foi de conhecer melhor as experiências e resultados da execução do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Veredas Sol e Lares, bem como verificar as instalações da usina, visando subsidiar o MME para o planejamento de políticas públicas no setor elétrico vinculado ao protagonismo e interesses sociais, bem como de elo impulsionador do desenvolvimento regional.

A Associação Estadual de Prossumidores de Geração Distribuída de Minas Gerais – Vereda Sol & Lares é responsável pela gestão popular e coletiva da usina, atendendo hoje cerca de 600 famílias organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em 19 municípios do Vale do Jequitinhonha.