Fundo Brasil: Edital “Promoção e Defesa de Direitos Humanos na Bacia do Rio Doce” recebe inscrições até 26 de agosto

O Fundo Brasil de Direitos está com inscrições abertas, até o dia 26 de agosto, para o edital “Promoção e Defesa de Direitos Humanos na Bacia do Rio Doce”. Serão apoiadas 20 propostas, com o valor de até R$ 40 mil cada. Esse edital é uma grande oportunidade para grupos, coletivos e organizações da sociedade civil que trabalham na defesa dos direitos humanos na Bacia do Rio Doce.
O apoio é voltado para o fortalecimento institucional, permitindo que as organizações selecionadas tenham autonomia para decidir como melhor empregá-lo, para a manutenção e continuidade de seu trabalho.
Podem se inscrever, para esta seleção, projetos dos 46 municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, no território da Bacia do Rio Doce, incluindo também as terras Indígenas, territórios quilombolas e de outras comunidades tradicionais que tenham como foco a promoção dos direitos humanos em suas múltiplas vertentes.
Não serão aceitas propostas que abordem diretamente o processo de reparação dos danos decorrentes do rompimento da Barragem de Fundão, em função da existência de processo próprio com essa finalidade. Além disso, para este apoio, o Fundo Brasil vai priorizar os projetos de organizações, grupos e coletivos em que a composição privilegie a equidade racial e de gênero.
As propostas devem ser enviadas até as 18h (horário de Brasília) do dia 26 de agosto de 2024 e existem três maneiras de enviar sua proposta, a saber:
- Portal de Projetos do Fundo Brasil;
- E-mail Fundo Brasil;
- WhatsApp Fundo Brasil.
Leia o edital e saiba como realizar a sua inscrição clicando aqui
Para facilitar, nós da Aedas preparamos uma cartilha com orientações básicas e você pode consultar clicando em: