Edital Nº 01/2025 – Processo seletivo para contratação e banco de currículos

A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas), torna público o processo para composição de banco de currículos, com vistas a possibilitar e facilitar novas contratações, conforme as demandas da entidade, para atuação em programas de Assessoria Técnica Independente citados neste edital e nos programas que possam vir a ser implementados durante a vigência deste edital.

PRAZO DE INSCRIÇÃO PRORROGADOPublicado em 05 de janeiro de 2026

Devido a intercorrências na plataforma de inscrições entre 21:12hs e 23:59hs do dia 04/01/26, prorrogamos o prazo final de inscrições do Edital de Formação de Banco de Currículo para 06/01/2026, às 23:59.
As inscrições deverão ser realizadas no mesmo link disponibilizado no regulamento.
Considerando essa alteração, a publicação da homologação das inscrições será realizada no dia 07/01/2026.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 19 de dezembro de 2025 a 06 de janeiro de 2026, às 23:59hs.

As pessoas interessadas devem preencher o formulário online disponível no item 4.1 do presente edital e anexar um currículo vitae resumido em formato PDF, destacando as experiências mais relevantes e recentes. A ausência do currículo resultará na desclassificação do candidato(a).

Candidatos(as) concorrentes às vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD) devem anexar laudos comprobatórios, conforme exigido pelo Decreto nº 5.296/2004. Para mais informações, acesse o edital completo e não perca a oportunidade de fazer parte dos projetos da Aedas.

O presente edital tem prazo de vigência de doze meses, contados de sua data de publicação, podendo ser prorrogado até duas vezes por igual período, conforme deliberação da Aedas, que seguirá o fluxo contínuo do processo de análise de currículos, a fim de atender as demandas evidenciadas durante a execução dos projetos. O chamamento para as próximas etapas do processo seletivo ou contratações poderão ocorrer enquanto vigorarem os projetos, mediante a análise de conveniência e oportunidade da Aedas e o surgimento de demandas dos referidos programas.

EDITAL DE FORMAÇÃO DE BANCO DE CURRÍCULOS – EDIÇÃO Nº01/2025

A Aedas

A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS) foi criada no ano 2000, pelos moradores da comunidade de Casa Nova, no município de Guaraciaba (rio Piranga, afluente do rio Doce), ameaçados pelo Projeto Hidrelétrico de Pilar, tendo como principal objetivo defender os direitos da comunidade local frente aos interesses econômicos da empresa responsável pela execução do projeto. Na ocasião, as famílias atingidas saíram vitoriosas, uma vez que o projeto da PCH foi suspenso.

Ciente da existência, em Minas Gerais, de mais de 400 projetos de barragens e uma de vasta população de famílias atingidas, a AEDAS passou, a partir de 2008, a ter um caráter estadual, articulando e organizando comunidades ameaçadas e atingidas por barragens de todo o estado. O crescimento da articulação de comunidades atingidas resultou no deslocamento da sede da AEDAS para a capital do estado.

Atualmente, a AEDAS auxilia milhares de pessoas atingidas e ameaçadas por barragens em Minas Gerais, atendendo agricultores, povos indígenas, ribeirinhos, pescadores, garimpeiros, remanescentes de quilombos e até mesmo populações urbanas. Há mais de 20 anos, a AEDAS inspira e pratica a defesa do ser humano e do meio ambiente. Para ser consequente com este objetivo, consolidamos em nossa história uma equipe de elevada capacidade técnica e vasta experiência em trabalhos comunitários, no meio
urbano e rural, priorizando sempre trabalhar em rede com as diversas organizações da sociedade. Somos uma entidade que reúne defensoras e defensores de direitos humanos e que busca profissionais com este perfil e histórico de atuação para compor nossas equipes e bancos de currículos.