Acompanhe as notícias que envolvem a Reparação de Danos nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba

Lideranças atingidas em ato realizado durante julgamento | Foto: Júlia Rohden/Aedas

Desembargador do TJMG pede vista para julgar recurso da Vale que tenta limitar atuação das ATIs

O julgamento na 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que aconteceu na tarde de ontem (08/08), encerrou com o pedido de vista por parte do desembargador Marcus Mendes do Valle, solicitando mais tempo para analisar o caso. Durante a sessão, atingidas e atingidos da Bacia do Paraopeba realizaram um ato em frente ao prédio do TJMG.

Está em julgamento o recurso da Vale que tenta limitar os custeios e a atuação das Assessorias Técnicas Independentes (ATIs), além de impor sigilo aos resultados de estudos realizados pela perícia judicial da UFMG e impedir a possibilidade de uso dos Estudos de Risco à Saúde Humana e Risco Ecológico pelos atingidos na indenização pelos danos individuais.

Durante a sessão, o desembargador André Leite Praça votou favorável às pessoas atingidas. Os outros dois desembargadores ainda não proferiram seus votos. O pedido de vistas não tem prazo definido e a continuidade do julgamento foi marcado para o dia 29 de agosto, às 13h30, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Saiba mais.

Eleições municipais: saiba como ficam os espaços participativos da Aedas no período eleitoral

As eleições deste ano estão marcadas para o dia 6 de outubro e, segundo a legislação brasileira, existem condutas que podem ou não ser realizadas durante o período eleitoral. Diante disso, a Aedas elaborou um conjunto de orientações para referência das pessoas atingidas e para a atuação das técnicas e técnicos dos Projetos Paraopeba, Médio Rio Doce e Itatiaiuçu.

Confira as regras e as vedações que se aplicam ao período eleitoral e como elas podem interferir nos espaços da reparação.

Em Brumadinho, cavalgada uniu comunidades em Festa no Parque da Cachoeira

Realizada no último domingo (04/08), a 2ª Cavalgada do Parque da Cachoeira mobilizou centenas de pessoas para a festividade. Após sua concentração no Tejuco, a cavalgada percorreu aproximadamente 2 km até o Parque da Cachoeira, terminando em uma festa na sede da Acopapa.

Com objetivo de promover a união entre as comunidades, o evento contou com a participação de mais de oito comitivas e pessoas atingidas de diversas comunidades de Brumadinho e de municípios da Região Metropolitana. Foi oportunidade também para expositores, cozinheiras e artesãos locais compartilharem seus conhecimentos.

A cavalgada e a festa foram organizadas sem fins lucrativos, com organizadores e apoiadores trabalhando de forma voluntária.

Aedas divulga cartilhas com dados sobre acolhimento de vulnerabilidade em saúde

Estão disponíveis no site da Aedas duas cartilhas que abordam dados de acolhimentos realizados em Brumadinho (Região 1) e nos municípios da Região 2. Esses documentos apontam também os serviços e direitos a serem acionados quando surgem situações de vulnerabilidade em Saúde.

Desde o rompimento da barragem da Vale, que atingiu a Bacia do Paraopeba e sua população, a saúde física e mental das pessoas atingidas têm sido tema de atenção para o correto encaminhamento da Assessoria Técnica para órgãos e serviços públicos responsáveis.

Uma vez identificado um caso, a pessoa atingida é orientada individualmente quanto ao serviço disponível que deve ser acionado. Para cada situação, há serviços específicos nos municípios que podem ser conferidos nas cartilhas.

Acesse as cartilhas.

Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.