Quem já recebe o Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) pode solicitar adiantamento do pagamento de maneira única, em três parcelas 

Ouça o boletim 🎧

Pessoas que já recebiam o Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) em 6 de novembro de 2024, data da homologação do novo acordo de reparação, tem a possibilidade de antecipar o pagamento das parcelas restantes através do “Sistema de Antecipação do AFE”, plataforma disponibilizada pela Samarco na última segunda-feira, dia 21 de abril de 2025.  

Esse sistema não estava previsto no novo acordo de reparação. As pessoas que optarem pela não antecipação continuarão a receber o pagamento em parcelas mensais, que serão feitas até março de 2026, quando se completará o total de 125 meses de pagamentos previstos pelo novo acordo. 

Para quem fará a antecipação do recebimento do Auxílio Financeiro Emergencial, o pagamento se dará pelo cálculo da diferença entre os 125 meses totais e os meses já pagos. O valor total da diferença será dividido em três parcelas mensais iguais, com previsão de pagamento da primeira parcela em julho de 2025. 

IMPORTANTE:
O adiantamento do AFE só é possível para beneficiários ativos, destinado exclusivamente a titulares de cadastro que já são beneficiários do PG21 – AFE previsto no TTAC (Termo de Transação e Ajustamento de Conduta).  

O Sistema de Antecipação do AFE foi aberto no dia 21 de abril de 2025 e o prazo para adesão se encerra em 16 de maio de 2025.  

A solicitação de adiantamento do AFE deve ser feita por advogado ou defensor público pelo Portal do Advogado no site da Samarco. CLIQUE AQUI

Novos pedidos do AFE foram encerrados 

Mesmo com a possibilidade de antecipação, não será possível fazer novas solicitações do AFE. Os novos pedidos para recebimento do Auxílio Financeiro Emergencial foram encerrados no dia 05 de abril de 2025.Os beneficiários do AFE que não quiserem aderir ao adiantamento do auxílio continuarão recebendo as parcelas mensalmente até março de 2026, que é quando se completa o pagamento das 125 parcelas previstas. 

Texto: Camila Quintana com informações da Equipe de Diretrizes da Reparação do Programa Médio Rio Doce