A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas), através do Programa Médio Rio Doce, manifesta sua solidariedade às famílias e comunidades de Ipatinga e Santana do Paraíso, no Vale do Aço, após as fortes chuvas que atingiram os municípios no último fim de semana, resultando em onze mortes confirmadas, incluindo uma criança de oito anos, conforme informações do Corpo de Bombeiros. 

A intensidade das chuvas registradas, combinada com fatores relacionados à vulnerabilidade urbana, causou desmoronamentos, alagamentos em várias áreas da cidade, e até a inundação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipatinga. A cidade de Santana do Paraíso também foi atingida, com registro de chuva histórica, registrando um acumulado de 216 milímetros durante a madrugada do domingo (12) de acordo com a Prefeitura do município. 

Ruas com acúmulo de lama após chuvas em Ipatinga – Foto: Ana Luíza Corrêa/MOB-Aedas

Como assessoria técnica independente, a Aedas acompanha de perto os danos continuados do rompimento da barragem de Fundão na Bacia do Rio Doce em 15 municípios entre o Vale do Aço e Leste de Minas. Reconhecemos que as emergências climáticas, como a intensa temporada de chuvas, agravam ainda mais as condições de vida da população atingida, principalmente em termos de alagamentos e riscos de desmoronamento. 

Acompanhamos que esses eventos extremos afetam não apenas as infraestruturas, mas também a segurança alimentar, o acesso a medicamentos, e aumentam o risco de doenças e ataques de animais peçonhentos. Neste cenário, as populações em situação de vulnerabilidade social e econômica são as que mais sentem, de forma latente, as consequências deixadas pelas chuvas. 

A Aedas mantém uma equipe multidisciplinar preparada para atuar em situações de emergências, colaborando com as áreas de saúde, mobilização e socioambiental para oferecer suporte e orientação às comunidades. A sistematização das informações e a comunicação eficaz com os órgãos responsáveis são pilares do nosso trabalho, garantindo que as pessoas atingidas saibam onde buscar ajuda e como proteger-se. 

Com base no Plano de Contingência de Ipatinga, reforçamos que o município possui espaços identificados para abrigar pessoas desabrigadas, como a Escola Municipal Everson Magalhães Lage e a Escola Municipal João Reis de Souza, além do Estádio Ipatingão, preparado pela administração municipal como abrigo temporário. A Aedas está em diálogo interno para buscar contato local e confirmar essas informações, além de identificar outras iniciativas que possam atender às demandas emergenciais das comunidades. 

Reforçamos que as informações que publicamos são baseadas em dados oficiais dos órgãos competentes de cada município. Nosso papel é reunir, organizar e disponibilizar essas informações para que as comunidades atingidas tenham acesso a conteúdo seguros.  

Seguimos atentos às necessidades das comunidades assessoradas. Para mais informações ou solicitações, busque o mobilizador ou mobilizadora da sua região.