É com profundo pesar que a equipe do Programa Médio Rio Doce da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas) recebeu a notícia da passagem do senhor Antonio de Paula, uma referência no Quilombo Achado dos Pretos.

Seu Antônio foi uma figura de resistência e constante interesse na melhoria de vida e reconhecimento da sua comunidade. Sempre muito prestativo e disposto carregava consigo um grande espírito coletivo e batalhador. Também era coordenador do Grupo de Atingidos e Atingidas (GAA) de sua comunidade. Um guardião de histórias e tradições que fortalecem a identidade quilombola. Sua presença marcante e suas palavras cheias de sabedoria iluminavam as reuniões da assessoria técnica independente, reforçando o direito das pessoas atingidas e inspirando a luta por justiça e reparação.

Neste momento de tristeza, manifestamos nossa mais sincera solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade do Quilombo Achado dos Pretos.

Desejamos que encontrem conforto, força e união para atravessar este momento de luto, honrando o legado de resistência e sabedoria deixado por seu Antônio.

Com carinho e respeito,
Equipe da Aedas