A equipe da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas) recebeu com muita tristeza a notícia da passagem do Sr. João Isac da Silva, carinhosamente conhecido por “Tartaruga”.

Morador do distrito de Cachoeira Escura, município de Belo Oriente (MG), “Tartaruga” sempre lutou para que os atingidos e atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015, tivessem seus direitos garantidos. Sendo a água a principal bandeira de luta da sua comunidade.

Tartaruga recebeu nossa equipe com todo o carinho, cuidado e animação, além de estar sempre presente nas atividades realizadas. Ele era muito atencioso, participativo, sempre ajudava a mobilizar para que novas reuniões acontecessem. Nos atos públicos e manifestações sempre dispunha de muita animação e agitação.

Pouco menos de um mês atrás, em conversa com a Equipe de Mobilização, Tartaruga disse que estava muito feliz porque viajaria para o estado do Pará para participar de II Encontro dos Atingidos e Atingidas da Amazônia, que ocorreu nos dias 27 e 28 de julho na cidade de Belém (PA).

Nós da Aedas nos solidarizamos com os familiares, amigos e membros da Comissão de Atingidos de Cachoeira Escura, nesse momento de dor.

Um abraço fraterno de toda a equipe!