Comissão propõe ao Governo Federal criação de programa de benefícios aos atingidos da Barragem de Mariana (MG)
A Comissão de Atingidos e Atingidas de Cachoeira Escura (MG) enviou ao Governo Federal, por meio da plataforma Brasil Participativo, uma proposta que cria o Programa de Solicitação de Benefícios aos Atingidos da Barragem de Mariana/MG.
As pessoas podem votar pela escolha da proposta da Comissão de Atingidos e Atingidas de Cachoeira Escura até domingo, dia 16 de julho. Até o momento a proposta tem 137 votos e levanta cinco pontos importantes, como:
1. Participação efetiva destes no processo de Repactuação e atuação nos Territórios dos atingidos;
2. Audiências Públicas nos territórios impactados;
3. AFE aos atingidos que ainda não receberam e pagamento integral das indenizações haja vista a quitação de apenas 71 meses;
4. Indenização de dano moral à saúde humana, psicológica e física;
5. Garantia aos atingidos de benefícios previdenciários.

As autoras e autores das cinco propostas mais votadas dentro da plataforma Brasil Participativo serão convidadas(os) para participar do 3º Fórum Interconselhos, que será realizado no mês de agosto, em Brasília, com a presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e ministras(os).
Qualquer pessoa pode votar na proposta. Para votar é necessário iniciar uma sessão usando a conta gov.br, depois clicar no botão “Participar” ou no item de menu “Escolher programas”, em seguida, clicar em “Votar”. Se não possuir conta, será necessário se cadastrar primeiro. Ao acessar a plataforma, brasileiras e brasileiros poderão selecionar até três programas apresentados ao governo como prioritário. Além disso, também é possível apresentar três propostas e votar em outras três.
O Brasil Participativo é uma plataforma digital desenvolvida pelo governo federal. O local é um espaço onde a população pode contribuir com a criação de políticas públicas.
Para acessar a proposta enviada a plataforma Brasil Participativo, clique aqui.
Texto: Mariana Duarte, Equipe de Comunicação do Médio Rio Doce, com informações do Governo Federal.