Na próxima segunda-feira (3), a Aedas realizará, de forma on-line, uma Oficina sobre “Elaboração de Projetos” para contribuir na compreensão do Edital Doce 2023 e no esclarecimento de dúvidas, bem como levantar elementos fundamentais na elaboração de projetos. A oficina acontecerá às 18 horas, a partir de um pedido das Comissões de Atingidos e Atingidas, e será mediada pela equipe técnica de Patrimônio Cultural, Esporte, Lazer e Educação da Aedas. 

Ao promover este espaço, a Aedas visa construir um momento de aprendizado e troca de saberes entre os interessados das regiões atingidas que ainda estão com dúvidas em relação ao edital ou não sabem como inscrever seu projeto.  

O Edital Doce 2023, publicado no último dia 31 de maio pela Fundação Renova, tem como objetivo fomentar projetos nas áreas de cultura, turismo, esporte e lazer nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão em Minas Gerais e no Espírito Santo.  

Como Assessoria Técnica Independente (ATI), a Aedas atua em cidades dos territórios do Vale do Aço e Leste de Minas que poderão participar da iniciativa, e por isso promoverá a oficina para facilitar o entendimento e compreensão das pessoas atingidas sobre o edital. 

É fundamental destacar que a Aedas não elabora e nem executa projetos do Edital Doce, tampouco participa do processo de inscrição ou seleção. A oficina se configura como parte do trabalho da assessoria técnica independente de prestar informações qualificadas e traduzir dados técnicos às pessoas atingidas. 

Como participar da Oficina? 

Para participar, entre em contato com a equipe de mobilização do seu município e tenha acesso ao link da Oficina. Caso não saiba quem é seu/sua mobilizador(a), entre em contato conosco através do e-mail atingidosmedioriodoce@aedasmg.org ou por meio dos nossos Canais de Atendimento abaixo: 

  • AEDAS NO VALE DO AÇO – 31 7117-2388 |Endereço do escritório: Avenida José Raimundo, 3939, Granjas Vagalume – Ipatinga (MG). 
  • AEDAS NO LESTE DE MINAS – 33 9975-3875. 

O Edital Doce está recebendo inscrições até dia 14 de julho. A divulgação dos projetos aprovados acontecerá somente dia 02 de outubro de 2023. Esta iniciativa é uma obrigação de fazer da Fundação Renova a partir do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), por meio do Programa de apoio ao turismo, cultura, esporte e lazer, que considera os danos que venham a ser identificados em relação ao patrimônio histórico e cultural e à cultura das comunidades atingidas.  

Veja abaixo os municípios assessorados pela Aedas que podem enviar proposta de projeto: 

Aimorés, Belo Oriente, Bugre, Caratinga, Conselheiro Pena, Fernandes Tourinho, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itueta, Naque, Periquito, Resplendor, Santana do Paraíso e Sobrália. 


Texto: Mariana Duarte