Vozes do Paraopeba – 4ª edição: Mulheres atingidas, organização e protagonismo

Em edição especial sobre o Dia Internacional da Mulher, o jornal Vozes do Paraopeba, produzido pela equipe de comunicação da Aedas, destaca a o protagonismo e a coragem das mulheres atingidas, que em meio à luta por reparação, justiça e memória, enfrentam muitas forças como o machismo, racismo, empobrecimento, sobrecarga de trabalho, adoecimentos e ampliação das violências.
Leia a edição abaixo e confira:
📝 Editorial da Aedas destaca que as mulheres, em suas diversidades geracionais, étnico-raciais e socioeconômicas, são as maiores responsáveis na luta por direitos, por reparação e pela vida.
🤍 O Vozes da Gente desta edição traz relatos de atingidas sobre os Danos das Enchentes, que foram tema da rodada de GAAs que ocorreu em fevereiro.
🚺 Saúde da mulher: uma pesquisa feita pela UFMG com mulheres em território atingido por barragem mostrou que, com relação aos danos à saúde, há uma maior prevalência das mulheres com diagnóstico de depressão, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de estresse pós-traumático.
✊Protagonismo das mulheres no processo de luta pela reparação integral. A participação das mulheres é expressiva e indispensável, uma vez que são elas que compõem em grande maioria as comissões de atingidos e atingidas e são voz ativa nos espaços participativos promovidos pela Aedas.
🚩🚩Matriz vai reunir danos coletivos, incluindo os danos específicos para as mulheres. Seminários temáticos de mulheres serão realizados neste mês de março.
💻 Anexo 1.1: Governança popular prevê recursos para as mulheres geridos pelas mulheres atingidas.
📌 Aedas registra mais de 400 demandas emergenciais após enchentes de janeiro.
Acesse a edição virtual do Vozes do Paraopeba:
Protagonismo das mulheres atingidas do Paraopeba na luta pela reparação integral
8 de março: Mulheres atingidas em Luta Por Direitos, Justiça e Reparação Integral
Governança popular prevê recursos para as mulheres geridos pelas mulheres atingidas