Em edição especial sobre o Dia Internacional da Mulher, o jornal Vozes do Paraopeba, produzido pela equipe de comunicação da Aedas, destaca a o protagonismo e a coragem das mulheres atingidas, que em meio à luta por reparação, justiça e memória, enfrentam muitas forças como o machismo, racismo, empobrecimento, sobrecarga de trabalho, adoecimentos e ampliação das violências. 

Leia a edição abaixo e confira:  

📝 Editorial da Aedas destaca que as mulheres, em suas diversidades geracionais, étnico-raciais e socioeconômicas, são as maiores responsáveis na luta por direitos, por reparação e pela vida. 

🤍 O Vozes da Gente desta edição traz relatos de atingidas sobre os Danos das Enchentes, que foram tema da rodada de GAAs que ocorreu em fevereiro. 

🚺 Saúde da mulher: uma pesquisa feita pela UFMG com mulheres em território atingido por barragem mostrou que, com relação aos danos à saúde, há uma maior prevalência das mulheres com diagnóstico de depressão, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de estresse pós-traumático. 

✊Protagonismo das mulheres no processo de luta pela reparação integral. A participação das mulheres é expressiva e indispensável, uma vez que são elas que compõem em grande maioria as comissões de atingidos e atingidas e são voz ativa nos espaços participativos promovidos pela Aedas.  

🚩🚩Matriz vai reunir danos coletivos, incluindo os danos específicos para as mulheres. Seminários temáticos de mulheres serão realizados neste mês de março. 

💻 Anexo 1.1: Governança popular prevê recursos para as mulheres geridos pelas mulheres atingidas. 

📌 Aedas registra mais de 400 demandas emergenciais após enchentes de janeiro.  

Acesse a edição virtual do Vozes do Paraopeba: 

Protagonismo das mulheres atingidas do Paraopeba na luta pela reparação integral

8 de março: Mulheres atingidas em Luta Por Direitos, Justiça e Reparação Integral 

Governança popular prevê recursos para as mulheres geridos pelas mulheres atingidas