Aedas acompanha visita técnica da Usina Fotovoltaica em Grão Mogol
Nossa união faz nossa luz: maior usina fotovoltaica (UFV) flutuante da América Latina aponta para a gestão popular da geração distribuída de energia

Com mais de quatro meses de operação, a experiência da Usina Fotovoltaica em Grão Mogol (MG) já chama atenção por sua viabilidade e inovação. Representantes da Superintendência de Regulatório e Planejamento Energético da CEMIG realizaram visita às instalações da usina solar fotovoltaica flutuante (UFVf) no início de julho.
O objetivo da visita foi conhecer e debater os desafios durante sua implantação e de verificar as ações de gestão, operação e manutenção nos primeiros meses de operação da usina.
Na oportunidade, as equipes parceiras da UFVf puderam fazer uma visita in loco e conhecer de perto a estrutura, esclarecer dúvidas sobre como funciona esse tipo de empreendimento e visualizar a usina fotovoltaica em perfeito estado de operação. As informações coletadas vão virar dados científicos de artigo no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica.

Gildo Rodrigues, Gestor Administrativo e Operacional da usina pela Aedas, pontuou que o balanço dos meses iniciais de operação reforça a viabilidade da usina.
“A visita deixou a equipe impressionada com o tamanho da usina e com o resultado dela. Além de ser inovadora, o resultado é muito positivo. É um modelo a ser seguido”, explicou o gestor administrativo.


Participaram do encontro, Rodrigo Nascimento, Fellipe Fernandes, Alessandra Chagas, Juliano Marcial, Ivan Carneiro, Grazziano Motteran, da Superintendência de Regulatório e Planejamento Energético da CEMIG, que tiveram um artigo aprovado para o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) sobre a experiência da UFVf.
Acompanharam também Luis Fernando da CEMIG SIM, Gildo Rodrigues, Gestor Administrativo e Operacional da UFVf pela Aedas; Leonardo Cassol, Gerente de Engenharia da Cooperativa CRERAL; Michel Rocha, Gerente Administrativo/Financeiro; e Oberdan Savaris, Diretor de engenharia, ambos da Mil Montagens Elétricas; além de Jakeline Tomazi, Karen Melo e Louise Barcelos da LONGi.


Sobre a usina
De propriedade da Aedas, a usina está instalada sobre o reservatório da PCH Santa Marta e parte de sua energia será destinada a pelo menos 1.250 famílias de baixa renda situadas em municípios do semiárido mineiro através de um sistema de compensação e outra parte será destinada à parceiros, através de um programa de parcerias e assim permitir a O&M (operação e manutenção) da Usina.