Vazamento em adutora preocupa atingidos em Brumadinho; Defesa Civil afirma que ‘não há risco’
Segundo Defesa Civil, ‘não há risco às residências e às pessoas, e não se trata de risco de rompimento de barragem ou algo similar’

Um vazamento em uma tubulação de água interditou a estrada que liga a sede de Brumadinho ao Distrito de Casa Branca na manhã de segunda-feira (28). O acúmulo de água assustou os moradores que passavam pelo local.
Segundo a Defesa Civil do município de Brumadinho, “não há risco às residências e às pessoas, e não se trata de risco de rompimento de barragem ou algo similar”. A ponte de acesso na região do bairro Alberto Flores foi interditada, no entanto, os acessos podem ser feitos por desvios.
Além de assustar as comunidades da região, o vazamento foi noticiado em vários veículos de comunicação locais e nacionais. Segundo a Vale, “o vazamento já foi solucionado, e está sendo realizada a limpeza do bueiro para permitir o escoamento total da água. Não há nenhum tipo de risco para as comunidades próximas”.
Convivendo com o medo de novos rompimentos e a revitimização, as Comissões de pessoas atingidas de Brumadinho lamentaram o fato e as respostas dadas pela mineradora.