Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada no Brasil, em um evento simbólico organizado pelo governo de São Paulo, no último dia 14. O  menino indígena pertence à etnia xavante. A vacinação em massa é uma das principais ações para conter os danos que a pandemia tem causado no país. 

Em Mário Campos, a vacinação contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos de idade começou no dia 19 de janeiro. No dia 24, na comunidade de Funil, a pequena Pérola Liz, de 5 anos, cobrou que a família fizesse uma festa para celebrar a conquista que foi a chegada da vacina.  

Pérola Liz – 5 anos, Maria Apolinário- 17 anos, Pedro Otávio- 11 anos, Lucas Gabriel – 8 anos, João Vitor- 12 anos, Alice Jolie – 8 anos.

Já Alice Jolie, de 8 anos, demonstrou a felicidade que foi tomar a vacina e ainda encorajou outras crianças a se vacinar também. “Eu já tomei a vacina e eu acho que todos devem se vacinar, para não pegar covid e quase não dá pra sentir nada. Eu estava muito ansiosa para chegar na minha idade e eu ficar vacinada. E também, ninguém vira jacaré não. Vacinas salvam vidas, viva o SUS e viva a ciência”, declarou.

O sentimento de alegria é compartilhado também por Lucas Gabriel, de 8 anos, de Funil em Mário Campos:”Eu senti muita felicidade, quando tomei a vacina contra a covid”. A Secretaria de Mário Campos segue com a vacinação das crianças com idade entre 6 a 11 anos. Segundo informação divulgada pela prefeitura da cidade, os documentos necessários são CPF, cartão SUS, cartão de vacina da criança e documento com foto do responsável.

Entre as crianças de cinco a 11 anos, houve 2.978 casos de síndrome respiratória aguda por Covid-19, resultando em 156 mortes em todo o Brasil. Em 2021, já foram registrados 3.185 casos nessa faixa etária, com 145 mortes, totalizando 6.163 casos e 301 mortes desde o início da epidemia.