Seminário Temático discute reparação e igualdade de gênero para mulheres atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão

O programa Médio Rio Doce da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas) realiza, a partir desta segunda-feira (28), a 2ª /edição do Seminário Temático, desta vez voltado para as mulheres atingidas da bacia do rio Doce, com o tema “Mulheres e a Reparação: somos atingidas e não vão nos calar”. O seminário ocorre de forma presencial, em 14 espaços diferentes – sendo sete no Vale do Aço e sete no Leste de Minas.
Com o objetivo de debater as violações e danos causados às mulheres desde o rompimento da barragem de Fundão, o seminário temático das mulheres surgiu a partir de demandas apresentadas na 4ª rodada de Grupos de Atingidos e Atingidas (GAAs), onde a equipe de Raça e Gênero identificou, nos relatos sistematizados de forma técnica a partir dos espaços participativos, o desejo das mulheres por um espaço exclusivo para tratar de suas questões.
Para a advogada Mayara Costa, coordenadora da equipe temática de Raça e Gênero do programa Médio Rio Doce, participar do seminário temático é fundamental para todas as mulheres atingidas, porque ele é um espaço que incentiva a participação social na busca pela garantia de que todas as vozes sejam ouvidas.
“Há nove anos, as mulheres atingidas enfrentam não só as consequências do rompimento da barragem, mas também a violência de gênero, que silencia e invisibiliza as atingidas dentro do processo de reparação. Precisamos garantir que os direitos das mulheres atingidas sejam respeitados e que cada uma tenha acesso à indenização de forma justa e igualitária. Este seminário é um passo importante para fortalecer a luta coletiva das mulheres da bacia do médio rio doce”, afirma.
Espaço para mulheres
Um dos principais produtos do seminário será a elaboração de um parecer comunitário para os Territórios 03 (Vale do Aço), 06 (Conselheiro Pena), 07 (Resplendor e Itueta) e 08 (Aimorés). O parecer é uma ferramenta técnica, com embasamento jurídico que pode evidenciar problemas como a falta de acesso das mulheres ao cadastro e, consequentemente, aos programas de reparação. Esse parecer será fundamental para reforçar a necessidade de uma busca ativa que garanta a inclusão dessas mulheres no processo de indenização, promovendo equidade de gênero no acesso à reparação.
Sobre o seminário temático da Aedas
Os Seminários Temáticos são espaços de diálogo que reúnem pessoas atingidas para discutir temas de interesse coletivos, como água, saúde, mulheres ou categorias profissionais. Esses temas podem ser sugeridos pelos próprios atingidos ou pela Assessoria Técnica Independente (ATI). Esses espaços são essenciais para garantir que todas as pessoas, especialmente aquelas que não conseguem participar das reuniões dos GAAs, tenham voz no processo de reparação.
Saiba onde será o Seminário Temático do seu território e participe!
Leste de Minas
Segunda-feira (28/10)
Resplendor
18 horas
Escola Lafaiate
R. Antônio Fontes Tavares, 145
Conselheiro Pena
18:30h
Escola Municipal Amado Lima
R. Cristiano Machado, 349
Terça-feira (29/10)
Barra do Cuieté
18h
Casa de Curso
R. Raul Soares, 1130 – Conselheiro Pena
Aimorés Sede
19h
Igreja de Santo Antonio
Rua Barra do Manhuaçu – 684 – Barra do Manhuaçu
Vila Neitzel
18h
Escola Municipal Barra do Juazeiro
R. Henrique Neitzel – Vila Neitzel, Itueta
Quarta-feira (30/10)
Itueta/Sede
18h
Prefeitura de Itueta
Praça Antônio Barbosa de Castro
Vale do Aço
Terça-feira (29/out)
Periquito
18h30
CEMEI Criança Feliz – Sede de Periquito-MG
Sobrália
18h30
Centro Comunitário de Plautino Soares
Quarta-feira (30/10)
Belo Oriente
18h30
Escola Municipal Hilda de Morais – Cachoeira Escura
Iapu
18h
Salão da Igreja Católica – São Sebastião da Barra
Quinta-feira (31/10)
Ipaba
18h30
Ipaba Sede
Bugre
18h
Centro de Convivência Rio Doce
Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs)
18h30
Quilombo 14
Texto: Thiago Matos – Assessor de Comunicação do programa Médio Rio Doce