A fase 2 do Levantamento de Danos Relativos aos Aspectos Ambientais e possíveis riscos à saúde humana foi finalizada e as análises das coletas realizadas pela Consultoria Socioambiental serão entregues para as comunidades atingidas. 

Resultados da Consultoria de saúde e socioambiental em Brumadinho
Coleta de água. (foto: Valmir Macêdo / Aedas)

As coletas analisadas, que incluem amostras de ar, água de consumo humano, água subterrânea, peixes, solos, poeira intradomiciliar e solo superficial foram realizadas pela equipe da Archipel, Consultoria Técnica Especializada na área ambiental, contratada pela Aedas e contou com 284 pontos de coleta e 312 amostras dos diversos compartimentos ambientais, divididos em duas campanhas (uma em setembro e outra em dezembro de 2021). 

✅ A metodologia para o levantamento de danos priorizou a coleta de amostras em locais pré-definidos pelas comunidades e que apresentaram a necessidade de diagnósticos de danos ambientais decorrentes do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão.  

🧪 O objetivo das coletas amostrais inclui o levantamento de danos e a divulgação das informações sobre a qualidade ambiental do território com base nos pontos amostrados, além de avaliar a existência de possível risco à população exposta às substâncias químicas. 

Assim, levantou-se dados referentes a qualidade dos recursos hídricos, como água de poços, cisternas, nascentes, córregos e água para consumo humano e dessedentação animal, além da apresentação de dados relativos à qualidade dos solos, ar, fauna e flora na região de Brumadinho. 

Além disso, também são objetivos das devolutivas subsidiar os/as atingidos/as com informações sobre a exposição de contaminantes e agentes de risco ecológico; e garantir a participação informada dos/as atingidos/as sobre os danos, impactos e possíveis caminhos da reparação. 

Todo o processo de devolutivas será realizado tendo como princípio básico a comunicação de riscos. Por isso, se faz necessário a construção de um cronograma em etapas, que permita o diálogo com cada pessoa atingida sobre os riscos e as possíveis medidas diante das situações. 

COMO VAMOS PASSAR PRA VOCÊS ESSES RESULTADOS?

Vamos divulgar os resultados para as comunidades atingidas em 4 etapas, que chamamos de “devolutivas”:

  1. Reunião de comissões (já ocorreu)
  2. Visitas domiciliares
  3. Reuniões comunitárias
  4. Divulgação do resultado geral

Reunião de comissões
O início dessas devolutivas já ocorreu em uma reunião no dia 19 de maio, na COHAB com participação de representantes das comissões de Brumadinho e da equipe de Socioambiental da Aedas, a reunião permitiu participação presencial e online.

Visitas domiciliares
As devolutivas das análises vão iniciar com a ida da equipe técnica da Aedas na casa de cada atingido e atingida que participou do estudo e autorizou a coleta de amostras em suas residências. Vamos entregar os resultados individuais em mãos.

Reuniões comunitárias
Além disso, serão realizadas reuniões comunitárias nas localidades em que houve coletas para socializar os resultados coletivos com toda a comunidade e poder tirar algumas dúvidas.

Divulgação do resultado geral
Publicação do resultado geral no site da Aedas

📆 Quando?

As devolutivas das análises vão iniciar a partir do dia 24 de maio com as visitas domiciliares.

Assim, a Aedas convida a todos e todas para a discussão dos resultados gerais e apresentação das devolutivas individuais e coletivas

Contamos com a sua presença!!

🌱Dentre as consultorias Socioambientais previstas no Plano de Trabalho da Aedas para a Região 1 estão:

a. Levantamento dos danos ambientais (fase 1 diagnóstico, finalizado, você pode consultar aqui)  

b. Levantamento dos danos ambientais (fase 2, momento em que estamos) 

c. Levantamento de áreas degradadas (foco na construção de um Programa de Recuperação de áreas degradadas, construído em conjunto com as comunidades). 

O Rio Ainda Corre. O Povo Ainda Luta!