Olá atingidos e atingidas,

A AEDAS vem informar o andamento das tarefas da Assessoria Técnica na região. Veja abaixo os informes:

📆 Nessa semana, que iniciou no dia 01/06, começamos o processo de Mobilização e Comunicação para o Registro Familiar

▪️ Neste momento todos os atingidos e atingidas que tiverem interesse no acompanhamento da Assessoria vão fazer o Registro Familiar. O registro é uma conversa entre a Aedas e os núcleos familiares para conhecer, aproximar e entender as demandas iniciais das comunidades atingidas. É momento de fazermos os levantamentos dos dados e danos para o início de acompanhamento dos núcleos familiares.

➡️Quem pode participar? Todas e todos que demonstrarem interesse do acompanhamento e construção do processo junto à assessoria técnica.

▪️ Iniciamos a FASE DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO sobre o direito à Assessoria Técnica e sobre a atividade do Registro Familiar.

Fique ligado pois algumas atividades iniciaram desde o dia 02 de junho (ontem). Veja abaixo:

1) Começamos o diálogo com as Comissões de Atingidos e Atingidas nos grupos de WhatsApp. Estamos informando sobre o Registro Familiar, com a previsão de início dia 22/06. Na semana do dia 15/06 serão feitos os agendamentos com as famílias. Estaremos em contato com as Comissões de Atingidos que irão indicar quem está interessado no acompanhamento da Assessoria em suas comunidades.

É um primeiro passo importantíssimo para fazermos os registros familiares a partir da sua comunidade e irá contemplar todos que têm direito. Este contato será por telefone.

2) Diálogo com atingidos e atingidas que solicitaram acompanhamento da Assessoria por e-mail ou enviaram a demanda para as Instituições de Justiça. O diálogo, nesse caso, consiste em explicar o direito à Assessoria Técnica, as atividades previstas para o semestre e dentre elas o Registro Familiar, indicando a previsão de início e dialogando sobre a comunidade à que o atingido ou a atingida pertence para localizar se é comunidade que já temos contato ou uma nova comunidade que precisa ser inserida e ser compreendido a situação geral (assim como fizemos no processo de elaboração do Plano de Trabalho com as comunidades que já temos diálogo). Este contato será por telefone.

3) Estamos fazendo ações de comunicação em amplo alcance para divulgação sobre o direito à Assessoria Técnica. Para melhorar o diálogo e o fluxo de informações faremos vídeos e áudios para a divulgação das formas de contato da assessoria para que as pessoas interessadas entrem em contato e a partir disso inserirmos o atingido e atingida sobre direito à Assessoria Técnica (como no ponto anterior).

▪️ A partir dessas ações vamos garantir o conhecimento sobre direito à Assessoria Técnica para que a participação de todas as pessoas interessadas seja possível.

▪️ É um primeiro contato para que seja de conhecimento amplo o direito à Assessoria, em seguida com os contatos de quem tem interesse em participar, daremos início a esse processo de realização do Registro Familiar, que será agendado com cada família.

📣 Para maiores informações ou dúvidas a Aedas possui outros dois canais oficiais de comunicação com os/as atingidos/as:

Os emails atingidosparaopeba1@aedasmg.org, atingidosparaopeba2@aedasmg.org e nosso canal de WhatsApp Institucional (31 8382-5151)

❗❗ Atenção: os atingidos que tenham interesse de participar do processo de registro familiar e não estiverem nos grupos de WhatsApp, ou não fizerem parte das Comissões de Atingidos, podem entrar em contato por meio dos canais fornecidos ‼️ Contribua divulgando e informando os demais sobre o direito à Assessoria Técnica❗Participe❗ A Assessoria é um direito de todos.