Quilombo Baú, do Jequitinhonha, lança Protocolo Comunitário de Consulta Prévia, Livre e Informada
Lançamento aconteceu nesta sexta (23) com participação da Aedas e diversas lideranças.

A Coordenação Estadual de Projetos da AEDAS, junto a um conjunto de lideranças, organizações sociais, parlamentares e representantes do poder público, participou do lançamento do Protocolo Comunitário de Consulta Prévia, Livre e Informada da Comunidade Quilombola Baú, Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, realizada hoje (23/05) em formato virtual.
O Quilombo Baú foi certificado em 29/06/2008 como Remanescente de Quilombos pela Fundação Cultural Palmares e se constitui a partir da descendência de Antônio Gonçalves Galvão e sua companheira Generosa, que se estabeleceram na localidade em meados do século XIX, fugidos da escravidão no Serro.
O nome da família remonta ao que seria ofício do patriarca Antônio Baú, a confecção de baús de madeira entalhada, prática ainda mantida pelos mais velhos da comunidade.
Lideranças quilombolas na região e a própria Comunidade Quilombola Baú são vítimas de ameaças e violências, principalmente após a divulgação do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), documento fundamental para a regularização fundiária do território.
O avanço dos projetos de mineração do lítio no Vale do Jequitinhonha acirram o contexto de conflitos junto as comunidades quilombolas.
Veja a seguir o Protocolo:
PROTOCOLO DE CONSULTA – QUILOMBO BAÚ
A AEDAS celebra junto e parabeniza a Comunidade Baú por mais uma conquista na elaboração de seu Protocolo de Consulta, como instrumento de defesa de seu modo de vida, de seus direitos sobre o território e de reivindicação da escuta e da participação ativa nos temas que atravessam o quilombo.
