Missa no Córrego do Feijão, em Brumadinho. Janeiro de 2021. Fotos: Rurian Valentino/Comunicação Aedas

População atingida e movimentos sociais articulam programação para esta terça-feira, dia 25 de janeiro, quando completam 3 anos do rompimento da barragem na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

A programação conta com atos religiosos, caminhadas e intervenções pela cidade, e segue com os protocolos de saúde por conta da pandemia de Covid-19

No turno da manhã, às 8h, será realizada uma Coletiva de Imprensa com lideranças religiosas e do movimento popular, familiares de vítimas fatais e assessorias técnicas independentes. A coletiva será transmitida ao vivo pelas redes sociais. Link: https://www.youtube.com/watch?v=td1rhdBbSb4

Em seguida, às 9h, será realizada missa presidida pelo Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e concelebrada por Dom Vicente Ferreira. As atividades compõem a programação da III Romaria pela Ecologia Integral

Após a celebração, às 10h30, será feita uma caminhada até o letreiro de Brumadinho, onde, às 11h, famílias atingidas se reúnem em ato em memória às 272 vítimas fatais do rompimento.

O ato é articulado pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão – Avabrum   

Intervenção no letreiro de Brumadinho em janeiro de 2021.

No Córrego do Feijão, ao meio dia, próximo ao horário do rompimento, será realizada uma Missa na Igreja Nossa Senhora das Dores, na Praça da Matriz da comunidade 

Familiares de vítimas pedem justiça em carreata 

Nesta segunda (24), véspera do marco de três anos, a Avabrum realiza a Carreata da Justiça, reunindo os familiares de vítimas fatais na cobrança por justiça e reparação em memória aos entes queridos que perderam a vida com o rompimento da barragem.  

A concentração da carreata é no Cemitério Parque das Rosas, a carreata vai percorrer as principais ruas da cidade de Brumadinho até o letreiro da cidade, ponto de atos dos familiares das 272 vítimas fatais do rompimento. 

Na programação da Avabrum na tarde do dia 24, familiares de vítimas fatais e sobreviventes também se reuniram em Roda de conversa junto com representantes do Governo de Minas. 

Vigília  

No sábado (22) e domingo (23), entre 18h e 09h, ocorreu uma vigília em memória e homenagem às vítimas do rompimento da Barragem da Vale em Brumadinho e aos atingidos pela enchente de 2022. 

A vigília compôs a abertura da programação da III Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho. 

Marcha pelo caminho da lama  

Em defesa do Rio Paraopeba e em apoio à luta pelos direitos dos atingidos e atingidas, na próxima quinta-feira (27) a programação em denúncia dos 3 anos de rompimento continua. Moradores farão uma marcha próxima ao local por onde os rejeitos percorreram. 

A atividade acontece na Região 2, com ponto de concentração ás 8h na Praça Matriz da Colônia de Santa Isabel. 

Imagem: Reprodução

Ouça o programa Aedas no Ar na rádio!

A edição especial, que retrata os 3 anos do rompimento, traz falas de moradores e lideranças da Bacia do Rio Paraopeba. Confira os horários de veiculação do programa. Em breve também estará disponível nas nossas plataformas.