A pedido das Comissões de Atingidos e Atingidas a Aedas solicitou em oficio às Instituições de Justiça (IJs), o adiantamento do pagamento (o ofício na integra com as comissões que assinaram podem ser conferidas no final desta matéria).

👀 Hoje (13) estava prevista uma coletiva de imprensa para que as Instituições de Justiça divulgassem o que foi decidido. As pessoas atingidas, as Assessorias Técnicas Independentes e os movimentos sociais presentes foram informadas do seguinte pelo representante do Ministério Público de MG (Confira a fala completa do Dr. André Sperling no áudio):

📌 Duas parcelas do PTR serão adiantadas para as pessoas que já recebem o pagamento.

✅ Nos meses seguintes, o dinheiro será depositado normalmente nas contas.

👆 A parcela a mais desse mês é em função do estado de grandes dificuldades com a inundação provocada pelo volume de chuvas que os atingidos e atingidas da Bacia do Paraopeba enfrentam, para reduzir possibilidades de endividamento.

👨‍👨‍👧‍👧 A inclusão de novas pessoas no cadastro do PTR é uma reivindicação que já perdura, desde muito antes das enchentes, inclusive, já se fala em 50 mil novos e não 70 mil (como divulgado mais cedo). As Instituições de Justiça estão cientes e buscando garantir a inclusão.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou, através de nota, que o deposito será feito na próxima segunda-feira, 17. Com o valor corrigido do novo salário-mínimo.

Clique aqui para saber como e onde ajudar as pessoas atingidas pela chuva e pelo rompimento. Clique aqui para saber os telefones úteis, se estiver precisando de ajuda.

⏩ A Aedas destaca que oficializou para as Instituições de Justiça o pedido que foi demandado pelas comissões de atingidos/as.

📲 Confira o ofício na integra:

✊🏽 Essa conquista reforça que com a luta e reivindicação podem vir muitas outras.