Patrimônio cultural, esporte e lazer são temas de mais uma cartilha da Aedas
A próxima Roda de Diálogo (RD) promovida pela Associação de Defesa Ambiental e Social (Aedas), que assessora os municípios de Brumadinho (região 1), Betim, Igarapé, Juatuba, Mário Campos e São Joaquim de Bicas (região 2), atingidos pela barragem da Vale em Brumadinho, será sobre patrimônio cultural, esporte e lazer. A RD acontece na terça-feira, dia 22 de setembro, às 18h30, e será feita na plataforma Google Meet.
As Rodas são mais um momento de escuta ativa das pessoas que tiveram suas vidas prejudicadas por um desastre irreversível. O principal objetivo é apresentar as sínteses dos Grupos de Atingidas e Atingidos (GAAs), para que um e cada uma saiba, de modo geral, o que todas as pessoas atingidas dialogaram nos demais GAAs e possam, a partir disso, debater sobre pontos novos que não tinham visto no seu e sobre possíveis divergências.
A área temática de Patrimônio Cultural, Cultura, Esporte e Lazer reúne uma equipe dedicada a compreender os impactos e danos causados pelo desastre ocorrido na Mina do Córrego do Feijão da Vale S/A, nas dimensões sociais, históricas e culturais das vivências coletivas.
Um de seus desafios é elaborar medidas de reparação a esses danos que possibilitem o reconhecimento e a valorização das diferentes tradições, expressões culturais e dos modos de ser, conviver e fazer, impactados no entorno da Bacia do Paraopeba. O conteúdo da cartilha é um reflexo dessas preocupações. Nela você encontra os seguintes tópicos:
- Sobre a Área Temática
- O que é Cultura?
- O que é Patrimônio Cultural?
- Povos e Comunidades Tradicionais
- Patrimônio Material
- Patrimônio Imaterial
- Patrimônio Natural
- Esporte e Lazer
- O que são Questões Emergenciais?
- Impactos Identificados – Região 1
- Impactos Identificados – Região 2
- Questões Emergenciais Identificadas
- O que pode, deve e precisa ser feito?
- Bacia do Paraopeba
- Preservar!
- Referências Bibliográficas
Clique no título logo abaixo para fazer download da publicação.
