É com profundo pesar que toda a equipe técnica da Aedas se solidariza aos familiares e amigos das vítimas do crime ocorrido ontem (23/08) na comunidade do Tejuco, em Brumadinho, que tirou a vida de um bebê e deixou mais 4 familiares feridos, entre elas, uma criança e dois adolescentes ainda estão hospitalizados.

Essa é mais uma expressão das várias formas de violência vivenciadas nos territórios atingidos pela mineração. Em contextos de crimes sociotecnológicos como o que aconteceu com o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, há uma ampliação das situações de vulnerabilidade, gerando mais violência, adoecimento, instabilidade e insegurança.

Reiteramos hoje, 24 de agosto, Dia Nacional da Infância, que as crianças fazem parte da parcela mais frágil e vulnerável da sociedade e como tal têm direito a todo cuidado, segurança e proteção possíveis para que nenhuma vida mais seja levada pela violência.

Durante todo o dia a Aedas deteve sua atenção à solidariedade e compartilhamento do momento com a comunidade. Em respeito ao momento de luto e de dor que afeta a toda população, estamos suspendendo nossas atividades participativas presenciais no território nos próximos dias e nos colocamos à disposição das pessoas atingidas para apoiar no que for necessário.

Repudiamos todos as formas de violências e reafirmamos o nosso compromisso junto às autoridades responsáveis, na busca de um ambiente seguro para as pessoas que vivem nos territórios atingidos pela mineração.