
A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas) expressa profundo pesar e solidariedade diante do falecimento em 09 de setembro de 2025 de Waldirene Gonçalves da Silva, nascida em 09 de dezembro de 1979, liderança e moradora da comunidade do Pires, em Brumadinho.
Waldirene, mulher trabalhadora, agricultora, mãe, avó que celebrava a vida a cada nascer do sol. Que esteve conosco nos espaços de luta. Uma pessoa fundamental da comunidade que dedicou parte de sua vida e sua força para a luta por direitos e pela defesa de seu território no processo de reparação. Sua garra, sua voz e sua sabedoria foram pilares que nos inspiraram e nos guiaram em momentos difíceis.
Neste momento de imensa dor, a Aedas se une em luto com seus familiares, amigos e todos os companheiros de caminhada. Reconhecemos a dor de uma perda tão grande e reafirmamos nosso compromisso de honrar sua memória, continuando a caminhada que ela tanto defendeu.
Que sua coragem e seu legado nos fortaleçam. Waldirene viverá para sempre em nossa memória e em cada conquista das pessoas atingidas.
Waldirene, sempre presente!