Conhecer, trocar experiências, se inspirar, pensar no futuro. Estes foram os elementos que permearam a visita das pessoas atingidas do Grupo Temático (GT) de Meio Ambiente ao Galpões de coleta seletiva da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Sarzedo e Mário Campos (Acamares) na última quarta-feira, 19 de novembro. 

O GT de Meio Ambiente está construindo o plano popular da medida de reparação sobre a construção e equipagem de um galpão de coleta seletiva em Itatiaiuçu. A visita à Acamares serviu para que as pessoas atingidas entendessem como funciona a associação, os desafios e as potencialidades da reciclagem.  

Durante à visita, a atingida e catadora de Itatiaiuçu, Joyce Costa Ferreira, contou que o objetivo foi conhecer o galpão da Acamares, entender o funcionamento da Associação e vivenciar o dia a dia de trabalho dos e das catadoras associadas. “Visitamos um galpão de reciclagem e viemos em busca de um modelo, buscar o conhecimento do pessoal que já está aqui e conhecer um pouco também do processo, como é que funciona. O plano é levar para Itatiaiuçu o que tem funcionado bem aqui na Acamares. A visita e o encontro com as pessoas que trabalham aqui foram maravilhosos. 

Para o atingido e catador, João de Jesus Ferreira, a visita incentiva às pessoas do GT a seguir na construção do Plano Popular e se animarem com a possibilidade de ter um galpão em Itatiaiuçu. “A visita foi muito maravilhosa, fomos muito bem recebidos. É este tipo de galpão que queremos para Itatiaiuçu. Fazer esse tipo de cooperativa, vai ajudar a gente lá também”. 

A catadora e a atual presidente da Acamares, Marli Beraldo, foi a anfitriã na visita e conversou com às pessoas atingidas sobre o funcionamento e o trabalho da Associação. Além disso, Marli apresentou os dois galpões da Acamares: o de Sarzedo e o de Mario Campos. A Acamares foi fundada em 2013 e desde então foram diversos desafios, mas também muitas alegrias e vitórias. “Hoje a Acamares é um sucesso devido as vivências e as trocas que tivemos. Nós pisamos no chão, conhecemos as realidades e sabemos ouvir as pessoas. Agora estamos mais organizados, com um trabalho mais estruturado, mas tem desafios, é difícil, mas vale a pena”. 

O Grupo Temático de Meio Ambiente, que é composto em sua maioria por catadores e catadoras de Itatiaiuçu, vêm se reunindo desde outubro 2025 e já foram realizados 6 encontros para discutirem os detalhes de como deverá ser o galpão de coleta seletiva em Itatiaiuçu. A entrega deste Plano Popular está prevista para fevereiro de 2026.