Nesta sexta-feira, 07/06, ocorreu a assinatura dos últimos acordos extrajudiciais de indenização individual das famílias atingidas pelo acionamento do PAEBM da Barragem da ArcelorMittal, em Itatiaiuçu (MG). Esses acordos fazem parte de um contexto no qual, como Assessoria Técnica Independente, a Aedas assessorou as comunidades atingidas no processo de reivindicação e concretização de direitos. Assim, 1.139 famílias foram cadastradas pela Aedas, representando quase 4 mil pessoas. Para cada uma dessas famílias, foi elaborado um caderno de danos, pelo qual foi possível formular uma proposta de indenização. Dessas 1.139 famílias, 937 fecharam acordo para o recebimento de indenizações pela ArcelorMittal. 

O processo de negociações individuais se iniciou em 2021, com a construção participativa do Primeiro Termo de Acordo Complementar (TAC 1), que estabeleceu parâmetros gerais de indenização. A equipe interdisciplinar de assessoras e assessores da Aedas veio trabalhando junto aos atingidos e atingidas para alcançar uma reparação integral para cada um e cada uma. Nesse caminho, houve famílias que alcançaram, não sem persistência, uma indenização que consideraram satisfatória. Outras famílias, no entanto, ainda esperam por justiça. 

A Aedas reitera neste momento, com todas as comunidades atingidas de Itatiaiuçu, o compromisso com a sua luta por direitos! Ainda, agradecemos a todas as famílias atingidas assessoradas pela confiança e parceria, a todas e todos os trabalhadores que atuaram em nosso projeto por sua competência e comprometimento e aos membros do Ministério Público atuantes no caso pela confiança em um processo reparatório participativo e com efetivação do direito das populações atingidas por barragens à Assessoria Técnica Independente.