Registro Familiar (RF): O Registro Familiar é um dos primeiros contatos feitos pela Aedas com as famílias atingidas. É uma forma de iniciarmos um acompanhamento dessas famílias e de formarmos os Grupos de Atingidos e Atingidas (GAAs) para realização do trabalho de assessoria. O RF é feito via ligação telefônica ou de forma presencial pela equipe de mobilização da Aedas, que recolherá dados de todas as pessoas atingidas que formam um núcleo familiar, informações sobre os danos causados a esta família e propostas de medidas reparatórias.

Grupo de Atingidas e Atingidos (GAA): Os GAAs são espaços participativos construídos pela Aedas com o objetivo de informar questões básicas sobre a reparação integral. Um GAA reúne referências de núcleos familiares de uma mesma comunidade, podendo ter mais de um GAA nesta comunidade, de acordo com o número de participantes no grupo. As rodadas de reuniões acontecem de forma simultânea virtual ou presencial, seguindo as orientações e protocolos de saúde durante a pandemia de Covid-19. Além de garantir o diálogo permanente entre a Aedas e as famílias atingidas, um GAA tem a função de coletar dados e informações para elaboração da “Matriz Emergencial de Danos”

Roda de Diálogo (RD): As Rodas de Diálogo cumprem com a função de devolver para os atingidos e as atingidas todas as informações coletadas nos GAAs. Os dados levantados se relacionam com as demandas emergenciais e são apresentados por tema: socioambiental; saúde; educação e serviços socioassistenciais; moradia e infraestrutura; patrimônio cultural, cultura, esporte e lazer; e economia, trabalho e renda. A principal diferença entre o GAA e a RD é justamente o momento de devolver aos atingidos e atingidas as informações que foram levantadas para que sejam validadas e incluídas novas questões.