Fundo Brasil lança Edital “Lutando por Justiça Climática” para Comunidades Tradicionais
O prazo de inscrição do Edital vai até o dia 31 de janeiro e ocorre em todo território nacional

Foto: Felipe Cunha | Aedas
Atingidos duramente pelos efeitos das mudanças climáticas, os Povos e Comunidades Tradicionais são também aqueles que têm lutado e promovido a manutenção e o manejo de seus territórios, sendo reconhecidos enquanto guardiões de nossos biomas.
E é justamente por seus modos de vida, que vem sendo percebidos como agentes centrais para a promoção da justiça climática e enfrentamento do racismo ambiental.
A organização Fundo Brasil lançou o Edital Comunidades Tradicionais Lutando por Justiça Climática, que receberá, até o dia 31 de janeiro, propostas de projetos no valor de até 50 mil reais, que deverão ser executadas em até doze meses.
Os projetos deverão contemplar um dos seguintes temas:
– Direito à terra e território: atividades que tenham como objetivo viabilizar ações de proteção e monitoramento dos territórios, acesso a recursos naturais, construção de instrumentos de gestão territorial, como Planos de Manejo;
– Alternativas produtivas: apoio a práticas de manejo e produção sustentáveis que contribuam com estratégias de proteção e permanência da comunidade no território tradicional, bem como na preservação da biodiversidade;
– Atividades de formação: fortalecimento de comunidades, organizações e lideranças por meio de atividades de formação voltadas para temas de direitos socioambientais e clima;
– Atividades de incidência: apoio para atividades de incidência e advocacy (influenciar a formulação de políticas), que tenham como objetivo garantia dos direitos das comunidades tradicionais e de que suas vozes sejam ouvidas no processo de construção de políticas e estratégias de combate às mudanças climáticas.
As propostas podem ser encaminhadas por:
- WhatsApp: baixe o formulário de inscrição neste link, preencha-o e envie para o número (11) 91666-7089 no WhatsApp. Aguarde a confirmação de inscrição.
- E-mail: baixe o formulário de inscrição neste link, preencha-o e envie para o endereço de e-mail editalraizes@fundobrasil.org.br. Lembre-se de responder todas as questões do formulário, pois a falta de resposta resulta na exclusão do processo de seleção. São apenas 14 perguntas, além das informações necessárias.
- Portal de Projetos: antes de começar a preencher o formulário no Portal de Projetos, faça um rascunho utilizando o formulário de inscrição neste link. A inscrição deve ser feita de uma só vez, já que o portal não permite salvar partes do formulário para completá-lo depois. Isso permitirá que você conheça o conteúdo do formulário antes de iniciar o processo.
Serão selecionadas vinte propostas, 10 delas necessariamente na Amazônia e Cerrado, sendo aceitas também aquelas enviadas por organizações que não têm CNPJ.
O objetivo é fomentar projetos de organizações grupos e coletivos com pouco ou nenhum acesso a outras fontes de recursos.
São focos do edital a defesa dos direitos de Povos e Comunidades Tradicionais, articulação em rede e efeito multiplicador.
O resultado da seleção tem data prevista para dia 31 de março e a diversidade regional é fator importante também no processo de escolha das ações e projetos.
Importante forma de fomento à luta dos Povos e Comunidades Tradicionais, este e outros editais podem ser ferramenta na construção da luta em defesa de seus direitos e territórios e por justiça climática.
Para se inscrever no Portal de Projetos, siga as instruções abaixo, dependendo da sua situação:
- Se você já enviou projetos, acesse o portal neste link, insira seu usuário e senha. Caso você não lembre a senha, clique em “Esqueci a senha” e siga as instruções para criar uma nova senha. Acesse aqui o passo a passo.
- Se você está se inscrevendo pela primeira vez, acesse o portal neste link, clique em “Primeiro Acesso” e preencha os dados do seu grupo. Acesse aqui o passo a passo.
Não deixe para a última hora: crie/atualize sua senha ou cadastre sua organização, grupo ou coletivo agora e envie seu projeto o mais cedo possível. Lembre-se de que não serão aceitas propostas enviadas após as 23h59 de 31 de janeiro de 2024 (horário de Brasília).
Texto: Equipe dos Povos e Comunidades Tradicionais