21 de março: dia internacional contra Discriminação Racial e dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé
No dia 25, PCTRAMA lança Protocolo de Consulta em nível nacional em Belo Horizonte.

O dia 21 de março foi instituído por lei como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A data escolhida é também o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, marco estabelecido pelas Nações Unidas (ONU).
No Brasil, a data foi sancionada em janeiro de 2023 e é considerada uma demarcação e valorização social e histórica da construção dos Povos de Matriz Africana no país. Os povos africanos, que chegaram forçadamente no território brasileiro, se constituem como uma diversidade integradora que dá continuidade às suas tradições e origens.
Mesmo com os desafios postos pelo contexto da colonização, que persistem até os dias de hoje, os padrões culturais dos povos africanos como os da língua, os rituais, os da estéticas, os alimentares e os performáticos também resistem com características próprias.
Nessa perspectiva, as tradições dos povos de matriz africana estão vivas, se atualizam, se reinventam sem perder sua ligação com o passado, sem perder o elo com suas origens. Mantêm o ciclo histórico e o movimento contínuo de olhar o passado para programar o futuro.
No Brasil, esse movimento contínuo da origem, sendo constantemente celebrada e ritualizada pelos povos de matriz africana, se dá nos terreiros de candomblés e umbandas, nos festejos dos reinados, congados, quilombos e em todos as manifestações de origem africana que se perpetuam até o hoje.

PCTRAMA lança protocolo de consulta
Será lançado no sábado, dia 25 de março de 2023, das 8h às 12h, o Protocolo de Consulta dos Povos e Comunidades de Tradição Religiosa Ancestral de Matriz Africana (PCTRAMA). O lançamento será feito no Auditório da OAB MG na Rua Albita, 250 – Cruzeiro, Belo Horizonte.
O evento tem como objetivo lançar o primeiro Protocolo de Consulta construído em nível nacional pelos PCTRAMA atingidos pelo rompimento da barragem de Brumadinho.
Quem são os PCTRAMA?
O PCTRAMA é composto por povos de terreiro de Candomblés das nações de Ketu, Angola e Jeje, Angola-Muxikongo, de Umbanda e Omolocô de diferentes linhas e por Reinados nas mais diversas linhagens. O grupo se formou em 2019 em prol da luta por reparação devido ao rompimento da barragem B-I e B-IV do córrego do Feijão, localizada no município de Brumadinho.
O Protocolo de Consulta dos PCTRAMA, que está em sua segunda edição, é um importante instrumento de luta e garantia de direitos regido pela convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), com diretrizes sobre como devem ser consultados e respeitados em suas particularidades.
Lançamento do Protocolo de Consulta dos PCTRAMA
Sábado, dia 25 de março de 2023
8h às 12h
Auditório da OAB MG.
Endereço: R. Albita, 250 – Cruzeiro,
Belo Horizonte – MG
Texto: Equipe de PCTRAMA