Previsão aponta diminuição no volume de chuvas para este final de semana. Defesas Civis dos municípios informaram que nenhum plano emergencial foi acionado. 

A volta das chuvas e o aumento no nível do Rio Paraopeba têm assustado a população de Brumadinho e dos municípios da região nessa segunda semana de fevereiro. No entanto, segundo as Defesas Civis dos municípios (confira lista abaixo), nenhum plano emergencial foi acionado. 

Previsão do tempo da região  

A previsão do tempo aponta diminuição do volume das chuvas para os próximos dois dias na região. 

Foto: Lidiane Matos/Aedas
Clique no município e veja o balanço da Defesa Civil local: 

Brumadinho 
Betim 
Igarapé 
Juatuba 
Mário Campos 
Mateus Leme 
São Joaquim de Bicas 

GAAs vão tratar sobre danos das enchentes 

As pessoas atingidas ainda se recuperam dos danos e traumas sofridos das enchentes de janeiro de 2022 que trouxeram novos problemas e reforçaram dificuldades que já eram apontadas pelos moradores antes das cheias. Danos nas casas, traumas psicológicos, prejuízos materiais e até vítimas fatais foram registrados em janeiro. 

Passada algumas semanas, e após o suporte emergencial humanitário dado às famílias, a Aedas, enquanto assessoria técnica, abriu uma rodada de Grupos de Atingidas e Atingidos (GAAs). As reuniões vão ocorrer nas comunidades assessoradas pela Aedas, em sua maioria no formato virtual. 

Os GAAs servirão como espaço de escuta para os danos sofridos pelas famílias após as enchentes de janeiro. Para saber como participar, entre em contato com a equipe de Mobilização da sua comunidade.  

Confira balanço da Defesa Civil por município 

As equipes da Aedas buscaram informações oficiais juntos aos representantes das Defesas Civis de cada município. Confira abaixo o balanço:  

BRUMADINHO 

Sábado (12). Horário: 10h30 

A Defesa Civil informou que até o momento não tem nenhum plano emergencial. Segundo ela, em Brumadinho, não houve registro de comunidades isoladas, alagadas ou com risco de desabamento, e que, portanto, não tem designação de pontos de apoio ou necessidade de evacuação de casas. 

BETIM 

Sábado (12). Horário: 11h13 

A Defesa Civil, segundo a previsão meteorológica, afirma que as chuvas serão mais brandas e, portanto, tem realizado o monitoramento somente, sem relatos de comunidades isoladas ou alagadas, e também nenhum plano emergencial até o momento. 

IGARAPÉ 

Sábado (12). Horário: 11h31 

A Defesa Civil informou que não há até o momento nenhuma comunidade alagada ou isolada. Assim, sem necessidade de acionar algum plano emergencial por enquanto. 

JUATUBA 

Sábado (12). Horário: 11h44 

A Defesa Civil informou que não há, até o momento nenhuma, comunidade alagada ou isolada.  

Informou o ponto de apoio no endereço Rua João Correa, 80, Centro, caso alguma família venha a precisar. 

MÁRIO CAMPOS 

Sábado (12). Horário: 14h40 

A Defesa Civil informou que, até o momento, não tem nenhum plano emergencial. Nos últimos dias, não foi registrado, no município, comunidades isoladas, alagadas ou com risco de desabamento, e que, portanto, não tem designação de pontos de apoio ou necessidade de evacuação de casas. 

MATEUS LEME 

Sábado (12). Horário: 12h15 

A Defesa Civil tem ciência das UTTs, e informou que teve casos pontuais de famílias que sofreram novamente com alagamento em suas casas. 

Os casos de deslizamento até o momento foram mais afastados e não comprometeram vias ou casas. Nenhum plano emergencial foi acionado, mas estão sob aviso. 

Tem monitorado de perto a cheia do Rio, em comunicação constante Brumadinho e Congonhas. 

SÃO JOAQUIM DE BICAS 

Sábado (12). Horário: 11h54 

A Defesa Civil informou que não há até o momento nenhuma comunidade alagada ou isolada.  

Nenhum plano emergencial foi acionado, mas estão sob aviso. Estão em contato com as comunidades ribeirinhas, em monitoramento mais intenso, para caso necessário, evacuar as famílias o mais rápido possível. 

Assustados, moradores organizam retirada de móveis 

Moradores se previnem na Rua da Pedreira, em Betim, e começam a juntar móveis. “A gente vai acompanhando aí os próximos passos e trazendo as coisas pra cá porque o pessoal já não aguenta perder mais nada”, lamenta o morador em um vídeo compartilhado nas redes sociais.  

A Defesa Civil de Betim comunicou que vem acompanhando a situação no município e que não foi necessário nenhum plano emergencial até o momento. 

Extrema vulnerabilidade: saiba onde pedir ajuda em caso de precisar de abrigo 

Brumadinho 
Betim 
Igarapé 
Juatuba 
Mário Campos 
São Joaquim de Bicas
 

Previsão do tempo para os próximos dias 

A unidade de medida de precipitação/chuva é o milímetro (mm). Uma chuva de 1 milímetro é igual ao volume de 1 litro (L) de água de chuva, que se acumulou sobre uma superfície de 1 metro quadrado (1m²). 

12/02/22 (Sábado) 

– Para este sábado houve 90% de chance de chover na região.  

– Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 🌦️ 

– Média de 25mm de chuva. 💧 

13/02/22 (Domingo) 

– Para este domingo há 90% de chance de chover na região.  

– Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. ☁️🌦️ 

– Média de 10mm de chuva. 💧 

14/02/22 (Segunda) 

– Na próxima segunda feira há 90% de chance de chover na região.  

– Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva a tarde e à noite. 🌦️ 

– Média de 17mm de chuva. 💧 

Fontes: CPTEC/INPE, IMET 

Chuvas na próxima semana 

De acordo com a Defesa Civil de Brumadinho, os órgãos que repassam informações sobre as chuvas têm apontado uma diminuição no volume para este final de semana. Porém, a partir de quarta-feira (16/02) está previsto um aumento nas chuvas na região. É importante lembrar que os dados de chuvas são previsões.