Neste mês de março, estão previstos seminários temáticos com mulheres atingidas para dialogar sobre danos específicos. Com o objetivo de fortalecer os espaços de participação informada, a Equipe de Monitoramento de Gênero da Aedas irá realizar os Seminários Temáticos de Mulheres, que contará com a presença de mulheres atingidas da R1 e R2. 

A partir de desta terça, 22, será realizado um ciclo introdutório de seminários para debater os danos específicos agravados ou oriundos do rompimento e que foram identificados para a construção da Matriz de Danos e Reparação com foco nos danos que se relacionam/intensificam com a condição de ser uma mulher atingida.  

“As mulheres já trazem nos espaços gerais essa perspectiva de gênero. Esses seminários servem principalmente para que as mulheres consigam reforçar que elas têm direitos específicos, que elas têm direito a uma indenização justa. Esses espaços servem para que a gente consiga fazer uma leitura com foco de como esses danos afetam ou agravam a vida das mulheres”, informou Iridiane Seibert, coordenadora da equipe de monitoramento de gênero. 

A expectativa é que sejam realizados 12 seminários, sendo 6 na Região 1, no município de Brumadinho e demais comunidades, sendo um exclusivo para as mulheres quilombolas, e 6 na Região 2, sendo um em cada munícipio (Betim, Igarapé, Juatuba, Mario Campos, São Joaquim de Bicas) e um exclusivo para as mulheres atingidas que fazem parte dos Povos e Comunidades de Tradição Religiosa de Matriz Ancestral (PCTRAMA).  

Confira a programação dos seminários dessa terça e quarta-feira:  

Nesta terça-feira, às 19h, em Brumadinho serão realizados seminários presenciais na Zona Quente e na sede. Durante a quarta-feira, também as 19h, irá acontecer seminários nas comunidades de Piedade e Casa Branca e comunidades rurais.   

Já na R2, os seminários desta terça-feira (22), serão em formato virtual com os Povos e Comunidades de Tradição Religiosa Ancestral de Matriz Africana – PCTRAMA e Betim.  

Brumadinho – Região 1
Data e hora Comunidades Local do Seminário
Terça, 22/03 – 19h  Zona Quente PDC/PDL, Alberto Flores, Pires, Rua Amianto, Toca de Cima, Maricota, Córrego do Feijão, Ponte das Almorreimas, Guaribas e Caju.   ACOPAPA
Terça, 22/03 –19h Sede   RBV, Sol Nascente, Dom Bosco, Soares, José Henriques, Cohab, Progresso, RDB, CDI, Centro, Santo Antônio, São Bento, Santa Efigência, Salgado Filho, São Conrado, Planalto, Jota, Bela Vista. Renser/Lar dos Idosos 
Quarta, 23/03 – 19h   Piedade e Casa BrancaPiedade do Paraopeba, Palhano, Suzana, Córrego Ferreira, Carneiros, Jardim Casa Branca, Jangada, Bairro da Ponte e Parque das Águas, Casa Branca.   Igreja de Casa Branca 
Quarta, 23/03 – 19h   Rurais   Marques, Martins, Colégio, Melo Franco, Aranha, Casinhas, Massangano, Taquaruçu, Gomes, Grota, Córrego de Almas, Coronel Eurico, São José do Paraopeba, Eixo Quebrado.   Sala comunitária do Aranha 
Municípios e comunidades da Região 2
Data e horaComunidadesModalidadeLink/Local
Terça, 22/03 –19h  PCTRAMA  VirtualLink no grupo 
Terça, 22/03 –19h  Betim   Virtual   Link no grupo 
Quarta, 23/03 –19h JuatubaPresencial/VirtualLink no grupo 
Quarta, 23/03 –19h São Joaquim de BicasVirtualLink no grupo 
Sexta, 25/03 – 19h Mário CamposPresencial/VirtualLink no grupo 
Sábado, 26/03 – 14h IgarapéPresencialBrejo

Para saber mais detalhes sobre o seminário em sua comunidade, procure a equipe de mobilização responsável pelo seu GAA.  

Leia também:
Protagonismo das mulheres no processo de luta pela reparação integral e pelo direito à não repetição