Estudo apresenta resultados sobre danos à moradia, infraestrutura e serviços na Região 1
Estudo apresenta resultados sobre danos à moradia, infraestrutura e serviços na Região 1

A consultoria Geoeng foi a instituição contratada pela Aedas, para o levantamento dos danos ao direito à moradia e aos danos à infraestrutura e serviços públicos na Região da Bacia do Rio Paraopeba e Represa de Três Marias, causados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. O estudo recebeu o nome de “Diagnóstico do Habitat”.
Os dados, produzidos pela consultoria entre 2021 e 2022, registram informações de Brumadinho a partir de 7 zonas territoriais. Ao todo participaram 448 núcleos familiares de 66 comunidades atingidas de Brumadinho.
Os resultados foram organizados a partir de eixos e categorias:
- Danos aos imóveis: imóveis soterrados ou parcialmente soterrados; Imóveis em áreas próximas às obras de reparação; Imóveis sujeitos a deslizamento e/ ou desabamento e em áreas de inundação e alagamento; desabamento/deslizamento
- Danos aos bens móveis e de uso pessoal: eletrodomésticos; mobiliário; outros bens duráveis; animais; bens do terreno e itens pessoais.
- Danos às infraestruturas e serviços públicos: danos à energia elétrica; danos ao saneamento básico; insegurança hídrica; sistema de coleta de esgoto; resíduos sólidos; drenagem urbana; danos aos serviços de telecomunicações; danos ao sistema de educação; danos ao Sistema de Saúde; danos ao esporte, às áreas verdes e ao Lazer; danos aos espaços comunitários e culturais; danos no sistema de transporte; danos aos acessos e circulação.
Além disso, eles foram organizados territorialmente, a partir das 7 zonas territoriais, e conforme os marcadores sociais da diferença, apresentando informações sobre os danos sofridos por mulheres e pela população negra.

Confira e baixe os materiais abaixo!
Acesse às sínteses em lista: