Consultoria que irá identificar danos à moradia, infraestrutura e bens móveis retorna a campo
A retomada das atividades de campo acontece em fevereiro de 2022, realizando mais de 380 levantamentos junto às pessoas atingidas.
Em Brumadinho, desde dezembro de 2021, está sendo feito o levantamento de danos à moradia, infraestrutura e bens móveis provocados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da empresa Vale S.A, pelo espalhamento do rejeito e pelas obras de reparação. A consultoria técnica especializada contratada pela Aedas, a GEOENG, é a equipe responsável por fazer esse levantamento de danos e vem realizando aplicação de formulários, vistorias e entrevistas com as pessoas atingidas.
Para saber mais sobre o início das atividades, e sobre a consultoria clique aqui.
As visitas e agendamentos realizados em dezembro de 2021 se deram entre os dias 09/12/2021 e 18/12/2021, começando pelas comunidades do Córrego do Feijão, Parque da Cachoeira/Parque do Lago, e comunidades Quilombolas (Marinhos, Rodrigues, Sapé), conforme agendamento prévio. Nesse mês foram realizadas cerca de 78 visitas, com metodologia apresentada e aprovada junto das comissões de atingidas e atingidos de Brumadinho.



Com as chuvas do início de 2022 e seguindo orientações de órgãos de monitoramento da situação, houve paralização de todas as atividades presenciais da Aedas, e grande parte dos esforços da assessoria se deu entorno do acompanhamento da situação de emergência com as inundações, isolamentos e desabamentos, em um acompanhamento constante das informações junto à Defesa Civil e demais órgãos públicos envolvidos na segurança da população, buscando garantir acesso às informações qualificadas para o máximo possível de pessoas e realizando encaminhamentos necessários.
Retorno das atividades
Buscamos então aprimorar o trabalho da consultoria no sentido de garantir a qualidade técnica dos levantamentos e diagnósticos, englobando a realidade trazida pelas fortes chuvas e cheias do Rio, após o rompimento em 2019. Entendemos que o rompimento causou muitos danos ao município, aprofundando situações de vulnerabilidade e modificando as características do Rio Paraopeba, por exemplo, questões essas que podem ter agravado ainda mais o que houve em janeiro de 2022. Nesse sentido, entendemos ser necessário compreender também os danos levantados durante as chuvas e cheia do Rio, buscando analisar as relações com o rompimento da barragem de responsabilidade da Vale S/A em Brumadinho-MG.
A consultoria volta a campo agora em fevereiro, para realizar mais de 380 visitas e finalizar as 466 amostras (somando com as de dezembro) que farão parte dos estudos e relatórios técnicos. Os agendamentos estão em processo desde o dia 02/02/2022 e continuarão até a última semana do mês. As visitas acontecerão do dia 12/02/2022 ao dia 26/02/2022. Lembrando que ao final, a intenção é que as consultorias levantem todos os danos materiais e imateriais sofridos pelas famílias em suas casas, na infraestrutura das suas comunidades e territórios e que também indiquem formas de reparar esses danos. É um esforço coletivo que precisa do apoio e participação das pessoas atingidas.
Confira os números que poderão entrar em contato com vocês para agendamento:

Se você receber ligações para marcar a visita, participe. Sua história, seus relatos, documento e saberes serão muito importantes para esses estudos. Em caso de dúvidas, entre em contato com a mobilizadora ou mobilizador da Aedas que acompanha sua comunidade, estaremos à disposição.
Texto: Equipe de Moradia, Infraestrutura e Patrimônio da Aedas em Brumadinho