Consulta Pública de priorização de projetos do anexo 1.3 para os povos e comunidades tradicionais de toda Bacia do Paraopeba
Saudações tradicionais à todas e todos;
Esperamos que estejam bem!

Estamos passando aqui para fazer um informe importante referente a uma conquista dos(as) senhores(as) e explicar um pouco dos próximos passos.
O ACORDO
Retomando um pouco do processo, como sabem o Estado de Minas Gerais e a Vale, no início de 2021 fechou um acordo judicial para a reparação integral relativa ao rompimento das barragens de Brumadinho, nesse acordo está previsto anexos (_que são as partes_) constando possíveis formas de reparação e nesse momento iremos tratar/retomar com os(as) senhores(as) o anexo 1.3
O ANEXO 1.3
O anexo 1.3 dispõe de uma verba de 2.500.000.000,00, com uma quantia para cada município da Bacia do Paraopeba destinada à realização de projetos para os municípios atingidos no intuito de fortalecer políticas e serviços públicos.
Para tanto, a primeira etapa que a Assessoria Técnica contribuiu com as pessoas atingidas foi na elaboração de projetos. Elaboramos diversos projetos para os 6 municípios (Betim, Igarapé, Juatuba, São Joaquim de Bicas, Mario Campos, Igarapé e Mateus Leme) da região 2, com alguns específicos para o Grupo do PCTRAMA. Além das pessoas atingidas proporem projetos, os municípios, outras instituições e organizações também puderam submeter. Esses projetos foram para os compromitentes (_que são as instituições responsáveis para gerir o acordo_) que fizeram a avaliação dos mesmos e depois mediante organização colocaram esses projetos a disposição de votação para elencar prioridades por parte dos munícipes, puderam votar as pessoas que tinham título de eleitor no munícipio atingido.

Minuta do PCTRAMA
No decorrer do processo de consulta, o PCTRAMA considerou ser importante elaborar uma minuta direcionada aos compromitentes, para sinalizar o seu descontentamento por não terem participado de maneira plena do primeiro processo de votação. O que desrespeita os direitos dos povos e comunidades tradicionais e impede uma participação efetiva neste processo.
Retorno dos Compromitentes
Os compromitentes por sua vez, retornam à solicitação da minuta atendendo a demanda do PCTRAMA, e abrem um novo processo de consulta para os Povos e Comunidades Tradicionais da Bacia do Paraopeba, para que possam ser votados projetos de sua preferência.
Como vai ser a consulta
A consulta se dará de forma presencial, com os membros das UTTs, apoiada pelas Assessorias Técnicas. Acontecerá em assembleias presenciais realizadas em cada UTT, contando com a presença de suas lideranças e membros. Neste espaço, os/as presentes poderão priorizar aqueles projetos que o PCTRAMA já propôs. Podendo indicar até 3 temas, 15 subtemas e 15 projetos. Após a assembleia em cada UTT, as lideranças em espaços específicos para as cidades à qual pertencem, em conjunto irão selecionar aqueles temas, subtemas e projetos do seu respectivo município. Em seguida, os projetos serão enviados para os compromitentes e passarão por uma fase de detalhamento, em que acontecerá uma avaliação de viabilidade técnica e financeira para a sua possível execução.
Agendar uma data
Em breve, entraremos em contato com cada um dos senhores e senhoras para que possamos combinar uma data para fazer esse encontro e o processo de consulta. Lembrando que é interessante a presença de outros membros/as da UTT neste dia.
Abraços