Conquista das famílias atingidas: FGV inicia recadastramento presencial de bloqueados pela Vale
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciou, no dia 24 de março, o início do trabalho presencial nas comunidades da Bacia do Rio Paraopeba, para atender as pessoas atingidas que tiveram o pagamento emergencial bloqueado pela Vale e que, por isso, ainda não recebem as parcelas do Programa de Transferência de Renda (PTR).
De acordo com a FGV, Betim concentra mais da metade das 11 mil pessoas com o pagamento bloqueado e por isso é o município com os primeiros atendimentos presenciais. Nesta fase, podem se recadastrar apenas os atingidos e atingidas que receberam alguma parcela do pagamento emergencial e tiveram o pagamento bloqueado.
O atendimento presencial, previsto para começar no dia 29, foi reconhecido como uma conquista das famílias atingidas e do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), que há meses reivindicam a presença da FGV no território atingido. “Não são todos da nossa população que têm acesso às tecnologias, às redes sociais ou aos telefones. Um tratamento presencial próximo das pessoas irá, com certeza, dar agilidade ao processo e fazer com que esse direito, finalmente, chegue às pessoas atingidas. Essa sempre foi a nossa grande luta”, comentou Joelisia Feitosa, atingida de Juatuba.
Atendimentos presenciais

Atenção aos fins de semana! Nos dias 3 (domingo) e 9/04 (sábado), o atendimento será no Alto da Boa Vista, mas o local ainda não foi definido. No dia 10/04 (domingo), o local do atendimento nos dois pontos, Alto da Boa Vista e Colônia Santa Isabel, também será definido.
Acesso à internet
Um levantamento elaborado pela equipe de Gestão da Informação da Aedas, a partir dos dados recolhidos no Registro Familiar, confirma o cenário apontado pela Joelisia. Mais de 4 mil famílias das regiões 1 e 2 do Paraopeba responderam à Aedas que não têm acesso à telefone fixo ou sinal de celular. Outras quase 3 mil afirmaram que o sinal é precário. O levantamento mostra também que cerca de 500 famílias não têm acesso à internet e que mais de 4.500 pessoas registradas usam a internet apenas via celular.
Presencial em Brumadinho
Nas últimas semanas de março, a Aedas articulou duas reuniões entre a FGV e as Comissões de Atingidas e Atingidos, uma em cada região que assessora. Nas reuniões, a FGV reforçou o comunicado de que no dia 12 de abril dará início ao atendimento presencial em Brumadinho, inaugurando um ponto de apoio fixo no centro da cidade.
Outros municípios
A expectativa, segundo os representantes da FGV, é de que ainda no mês de abril sejam divulgadas novas datas para o recadastramento das pessoas bloqueadas de outros municípios da região 2, como Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Igarapé e Juatuba, além de outras regiões da bacia.
Equipes volantes na Zona Rural
O s representantes da fundação afirmaram que a FGV prevê a formação de equipes volantes que devem atender comunidades localizadas nas zonas rurais dos municípios.
Documentos obrigatórios
Cadastro de Pessoa Física (CPF) do requerente maior de idade. No caso de menor de idade, poderá ser utilizado o CPF de dos pais ou de seu tutor e/ou curador. Também será aceita a Certidão de Nascimento acompanhada de documento de identificação dos pais, tutores ou curadores.
● Documento de identificação com foto (como RG ou CTPS, por exemplo);
● Auto declaração, de próprio punho, informando ter renda
famiiar mensal menor que 10 salários mínimos
● Comprovante que ateste a presença no território atingido em 25/01/2019;
● Comprovante da conta bancária que será indicada para receber o benefício.