fbpx Conheça nossas equipes - Aedas

PARAOPEBA – REGIÃO 1 e 2

Nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Paraopeba, desde 2020 a Aedas atua com uma equipe multidisciplinar composta por cerca de 200 profissionais, escolhidas e escolhidos rigorosamente. Todo mundo passou – e passa continuamente – por etapas de formação e estão no território, trabalhando de forma remota por conta da pandemia, mas a postos para demandas de vulnerabilidade e outras emergências na assistência técnica às comunidades.

Todos os técnicos e as técnicas foram contratados/as via edital e todas as equipes passaram por processos formativos em cada uma das etapas previstas para a execução do Plano de Trabalho da assessoria.

Mobilização

As equipes são responsáveis pelo diálogo direto com as pessoas atingidas, por executar as metodologias de participação previstas no Plano de Trabalho (como os Grupos de Atingidos e Atingidas e Rodas de Diálogo e realização de Registro Familiar), bem como manter os atingidos e atingidas informados sobre o andamento das etapas do processo.

Nos últimos meses, os mobilizadores e as mobilizadoras também entraram em contato com as pessoas atingidas para aplicação de formulários de demandas específicas, como o recebimento do Pagamento Emergencial da Vale e o abastecimento de água, tanto da Copasa quanto a fornecida pela Vale.

Áreas Temáticas

A equipe das áreas temáticas da Aedas está subdividida em 6 eixos temáticos que se relacionam tanto com os danos previamente identificados na fase de elaboração do Plano de Trabalho da assessoria, quanto ao escopo do trabalho da perita UFMG. São elas:

Pedagogia

O acolhimento de crianças atingidas pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, na região do Rio Paraopeba, também é foco da assessoria técnica independente. A Aedas conta com uma equipe de Pedagogia nas duas regiões assessoradas, voltada para a escuta e interação com as crianças.

“A equipe pedagógica da Aedas é responsável por pensar os processos educativos das crianças, estabelecendo um diálogo com atores de outros espaços de construção como escolas, CRAS, Vara da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar e outros”.

Monitoramento de Gênero

As múltiplas faces nas quais as violências contra as mulheres se manifestam devem ser avaliadas e monitoradas. O histórico dos processos de reparação de populações atingidas mostra as diferenças de acesso aos recursos da reparação entre homens e mulheres. Assim, se faz necessário um olhar técnico para o levantamento dos danos na vida das mulheres, bem como o acompanhamento e avaliação das propostas de medidas de reparação, buscando igualdade de gênero.

Diretrizes de Reparação Integral

Composta por advogados e advogadas da Aedas, a equipe de Diretrizes de Reparação Integral (DRI), acessa diariamente os processos judiciais de reparação coletiva, para acompanhar tudo o que está em andamento: petições, pedidos, decisões, intimações etc.

A equipe se reúne em diferentes momentos com as IJs, Comitê Pró-Brumadinho, PUC e outras instituições para receber informações e discutir o andamento dos processos (execução do acordo judicial, das perícias, dos projetos de reparação e outros).

O diálogo com as IJs é também para analisar a necessidade de responder ou realizar alguma ação referente a esses andamentos no meio do processo. Ou seja, algumas vezes os documentos ali encontrados exigem a manifestação da opinião ou de interesses das pessoas atingidas, então estamos sempre atentos e atentas a tudo.

Comunicação

No Plano de Trabalho, a comunicação está destacada como uma ferramenta fundamental do processo de assessoria, pois pode contribuir com o aumento da participação, da organização, formação e informação das pessoas atingidas, além de divulgar externamente quais são as demandas e interesses das comunidades.

Para efetivar a participação informada, é fundamental garantir bons processos de comunicação, voltados para o diálogo com os atingidos e as atingidas. Considerando a diversidade de públicos, busca-se construir materiais em diversas linguagens e múltiplos formatos para dar ampla visibilidade e transparência ao trabalho da Aedas.

Gestão de Informações

Administrativo e serviços gerais

Os trabalhos da Aedas, e das demais ATIs, são acompanhados por uma Auditoria Financeira e Finalística, que hoje é exercida pela EY, empresa contratada para verificar o cumprimento de nosso Plano de Trabalho, avaliando detalhadamente nossas finanças e as atividades que realizamos. Cada centavo gasto é avaliado mensalmente pela auditoria e centenas de documentos são enviados comprovando nosso compromisso com as atividades e toda a população atingida. É importante lembrar que os valores disponibilizados para as ATIs não são descontados da reparação coletiva. De todo modo, sempre tivemos extrema responsabilidade com cada dispêndio, o que se verifica na asseguração que tivemos por parte da auditoria em todos os meses do projeto. Em nenhum mês estivemos abaixo de 99,99%!

Coordenações

(Quem coordena todas essas equipes são…AT/MOB). Além desses números, a ATI conta com Coordenações Gerais e de equipes, Gestão, Gerência e 1 Coordenação Institucional e 1 Coordenação Territorial em cada região.