Em Aimorés, no Leste de Minas, o Tríduo e Festa de Santo Antônio, assim como a tradicional Festa Junina da Apae impulsionam as festividades.

Venda de comidas típicas, reunião de famílias, missa e muita celebração à Santo Antônio, são alguns dos elementos que compõem a chegada das festas juninas em várias cidades do Brasil. Tradição que faz parte também da identidade de várias comunidades ao longo do Médio Rio Doce, em Minas Gerais.  

Em Aimorés, município com pouco mais de 25 mil habitantes, localizado no Leste de Minas, por exemplo, o São João conta com diversas festividades espalhadas entre suas várias comunidades.  

Após o feriadão de Corpus Christi, logo no dia 09 de junho, a Comunidade Santo Antônio, localizada na Barra do Manhuaçu, iniciará a realização do Tríduo e Festa de Santo Antônio.

  

A celebração ao santo é realizada há muitos anos e já se tornou tradição da localidade. Segundo Claudia Pereira, coordenadora da igreja e uma das responsáveis pela festa, o Tríduo e Festa acontecem todo ano reunindo várias pessoas e é muito importante para a memória da comunidade. 

“A celebração é realizada há muito tempo, vem desde que foi fundada a igreja. Vem muitas pessoas de comunidades de fora, gente da redondeza. Vem tanto das comunidades que são convidadas, como as que também são próximas. A festa é importante para não deixar acabar a história da comunidade, os costumes, para não deixar morrer. Por isso que é bom fazer esta festa, especialmente porque ela atrai a presença de outras comunidades”, explica. 

O Tríduo e Festa acontecem ao longo de cinco dias. Sendo os dias 10,11 e 12 de junho, a realização das missas e no dia 13 de junho, será realizada a procissão e a Festa de Santo Antônio.  

De acordo com a organização, toda a renda arrecadada com o evento será investida em melhoria na estrutura da igreja, neste caso com a reforma dos banheiros. O local precisa da obra em virtude dos alagamentos que ocorrem na localidade, especialmente após o rompimento da barragem de Fundão, ocorrida em 2015. A luta por reparação integral, enfrentada pela Barra do Manhuaçu, perpassa também pelo não apagamento de lugares e eventos religiosos e culturais da comunidade. 

Além disso, Claudia Pereira, organizadora do evento, está recolhendo doações para ajudar na compra da carne para produção de pasteis que serão vendidos durante o evento. Quem deseja doar, pode enviar qualquer quantia na seguinte chave pix:  33998441101. 

São João da Apae 

Logo que finaliza a celebração junina na Barra do Manhuaçu já inicia o evento da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Aimorés. 

A tradicional Festa Junina da Apae de Aimorés será realizada no dia 16 de junho, a partir das 19h, e contará com a apresentação do músico Edinho Castro. A Apae de Aimorés fica localizada na Rua Santos Dumont. 

Além da festividade, a entidade está pedindo doações por meio de conta corrente e pix. Para quem deseja fazer doações, os dados são: 
 
Conta do BB 
Ag. 0215-1 
Cc. 6564-1 
Pix CNPJ: 04.137.649/0001-00