No início do mês de fevereiro foi realizado pela Associação das Mineradoras da Serra Azul (AMISA) e Defesa Civil de Itatiaiuçu o Seminário Orientativo sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) voltado para as Comunidades de Lagoa das Flores, Pinheiros e Vieiras. O encontro foi realizado na Escola Municipal de Pinheiros e a Assessoria Técnica esteve presente para acompanhar as discussões.

O seminário teve o objetivo de promover a troca de informação sobre a segurança das barragens e orientar para o caso de rompimento das estruturas, cumprindo uma exigência da Agência Nacional de Mineração que determina a revisão anual dos Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). 

Durante o evento foram apresentadas pela ArcelorMittal, Usiminas e Minerita as barragem e diques utilizados para conter os rejeitos da mineração, e os aparelhos/equipamentos utilizados para o monitoramento. A AMISA informou que todas as estruturas para contenção (barragens e diques) não recebem mais rejeitos e que estão em processo de descaracterização. 

No seminário os atingidos e atingidas questionaram sobre a falta de treinamento de segurança para as comunidades que estão sob as áreas de autossalvamento, uma vez que não foram realizados treinamentos no ano de 2020 e 2021. De acordo com a AMISA está previsto, para o segundo semestre de 2022, um treinamento para todas as comunidades atingidas.

Os atingidos e atingidas apresentaram para as mineradoras presentes no seminários propostas que visam uma segurança mais efetivas das comunidades e pessoas atingidas:

  • Mais espaços e formas para ouvir as pessoas e comunidades atingidas sobre a segurança das barragens;
  • Antecipação do treinamento de segurança para o primeiro semestre de 2022;
  • Brigadistas treinados em todas as comunidades para auxiliar crianças e idosos na fuga caso haja o rompimento das barragens;
  • Placas de identificação em todas as sirenes instaladas no território indicando a barragem e a mineradora responsável pela sirene.


A AMISA afirmou que vai estudar a viabilidade das propostas apresentadas pelas pessoas atingidas no seminário.

A Assessoria Técnica da Aedas em Itatiaiuçu continua acompanhando a situação de segurança da Barragem Serra Azul e tem buscando junto aos órgãos municipais e mineradoras acesso ao novo PAEBM para as barragens instaladas no mesmo complexo minerário. A Aedas também acompanhará a execução das propostas apresentadas pelas pessoas atingidas sobre a segurança das barragens.