No último dia 24 de outubro as comunidades atingidas pelo PAEBM da ArcelorMittal, em Itatiaiuçu, elegeram a nova Comissão Representativa de Atingidos e Atingidas. A eleição foi realizada em Assembleia Geral no Ginásio da Escola de Pinheiros. Foram eleitas e/ou reeleitas 15 pessoas para compor a Comissão: Márcio Piedade, Patrícia Odione, Camila Vitória, Lady Mary Martins, David Fonseca, Luzia Soares, Adilson Alves, Adelino Cirqueira, Ezequiel Matias, Anízio Pereira, Patrícia Mont Mor,  Fabiana Lima, José Roberto (Zezé), Maria Nogueira e Sérgio Edvaldo. O mandato da nova Comissão começa no dia 1 de janeiro de 2025. 

A coordenadora da Aedas Itatiaiuçu, Amanda Drummond, explicou sobre o trabalho realizado pela Comissão e sua importância: “O trabalho da Comissão é voluntário. As pessoas eleitas hoje devem dedicar-se à causa dos atingidos e atingidas, de maneira coletiva e construída conjuntamente com as comunidades. A Comissão é quem leva os sonhos e desejos das comunidades para a mesa de negociações”, pontuou.

A atingida Lady Mary, eleita pela primeira vez para a Comissão, agradeceu as comunidades e reforçou o seu compromisso com a luta pela reparação: “Quero agradecer a todos que foram à Assembleia votar. Ainda vamos ter que lutar muito, fazer manifestação, contar e estar junto com o MAB. A Comissão precisa de vocês, comunidades, para seguir na luta por direitos. Obrigada pela confiança!”.

Por outro lado, o atingido Adilson Alves, eleito também pela primeira vez para a Comissão, disse que todas as pessoas das comunidades foram atingidas e a luta por uma reparação não pára: “Estou na luta desde o início, quando teve o acionamento, todo mundo foi atingido e é preciso uma reparação justa”, finalizou. 

Já a atingida Patrícia Mont Mor, que é membro atual da Comissão e foi reeleita, reforçou seu compromisso com a reparação e as comunidades atingidas: “ Quero reiterar que continuarei na luta, é um sonho lutar para que tudo fique melhor do que era antes, porque igual nunca mais será”, reforçou a atingida.

Para o representante do Movimentos por Atingidos por Barragem (MAB), Pablo Dias, os atingidos e atingidas haviam dado muitos passos na luta pela reparação integral. De acordo com Pablo, a Comissão anterior teve um papel importante na construção do TAC 1 e nas negociações individuais: “A Comissão atual teve uma trajetória muito importante para a construção e aprovação dos acordos que garantiram as indenizações aos direitos individuais homogêneos,  ao pagamento da prestação mensal para mais famílias e por mais tempo, para a inclusão no processo reparatório das pessoas que estavam na lista de espera, muitas delas que sequer haviam sido reconhecidas como atingidas”, destacou.

A Comissão é um grupo de pessoas atingidas que representa os interesses das comunidades atingidas, de forma independente a qualquer outro órgão ou entidade, público ou privado. É a Comissão que representa os interesses dos e das atingidas em espaços de debate e decisão onde não é possível que toda a comunidade esteja presente, como em reuniões com as instituições de justiça e com a empresa causadora do dano. Além disso, a Comissão deve acompanhar, monitorar e fiscalizar a execução das medidas previstas no TAC e a implementação do plano de reparação integral dos atingidos e atingidas de Itatiaiuçu, sempre em diálogo com o restante da comunidade atingida.