As Instituições de Justiça solicitaram às Assessorias Técnicas Independentes a indicação de representantes das pessoas atingidas para compor os espaços de discussão e deliberação extrajudiciais de reparação previstos no TAC-GOV. 
 
Desde então, a Aedas vem realizando diversos espaços com as Comissões e com as demais pessoas atingidas para garantir a representatividade e a participação dessas pessoas nos espaços de governança instituídos pelo TAC-GOV. Saiba mais clicando AQUI.


 
Abaixo as informações das etapas desse processo e como as pessoas atingidas podem voluntariar-se para integrar as Comissões Locais 

Roda de Diálogos sobre a implementação do sistema de governança realizada em Itueta, Leste de Minas
Instâncias de participação 

De acordo com os ofícios encaminhados pelas Instituições de Justiça, devem ser indicados representantes das pessoas atingidas para participarem das seguintes instâncias de participação:  Comitê Interfederativo (CIF); Conselho Curador da Fundação Renova; Conselho Consultivo da Fundação Renova; Diretoria Executiva da Fundação Renova; Fórum de Observadores; Câmaras regionais e Câmaras Técnicas.  

A Aedas entende que as pessoas atingidas precisam estar no centro dessas indicações, ou seja, são elas que deverão indicar as pessoas que lhes representam. Por esse motivo, estamos promovendo espaços de participação com as pessoas atingidas (reunião com comissões e rodas de diálogo) para auxiliá-las no processo de escolha de seus representantes nas instâncias de Governança.  

Consolidação das Comissões Locais e candidaturas 

O primeiro passo pensado pelas ATIs e construído junto às pessoas atingidas é a consolidação das Comissões Locais, que são os espaços auto-organizados de atingidos e atingidas em cada cidade. Para tanto, além das reuniões com as comissões locais pré-existentes e da realização das Rodas de Diálogo (RDs) para apresentar a metodologia proposta pela ATI para a consolidação do sistema de governança e das comissões, a Aedas está construindo as assembleias municipais, espaço de escolha/legitimação das comissões locais.  

As comissões locais são uma das instâncias da governança e o espaço de deliberação sobre a representação/participação nesta instância é a assembleia geral. Por isso, pessoas atingidas que têm interesse em participar das comissões e, dessa maneira, ter a possibilidade de incidir melhor nos demais espaços de governança estabelecidos pelo TAC-GOV, poderão se voluntariar a integrar essas comissões, entrando em contato com a equipe de mobilização que atende o seu território  

CLIQUE NO SLIDE ROTATIVO PARA IDENTIFICAR O(A) MOBILIZADOR(A) DA SUA REGIÃO

LESTE DE MINAS

VALE DO AÇO

Veja as etapas que já passaram e quais são os próximos passos para registro e escolha das candidaturas
  1. Reunião com as comissões: 04 a 07 de outubro 
  2. Rodas de diálogos (RD’s): 17 a 23 de outubro 
  3. Registro das candidaturas: 18 a 24 de outubro  
  4. Divulgação das candidaturas registradas: 25 de outubro 
  5. Assembleias Municipais para consolidação das Comissões Locais: 25 a 28 de outubro
  6. Reunião com as comissões territoriais: 30 a 31 de outubro 
  7. Encontro da Bacia: A definir

O encontro da bacia é a etapa final do processo de implementação do TAC-Gov, e tem como objetivo reunir todas as lideranças eleitas em todas as cidades da bacia, de Minas Gerais ao Espírito Santo, com vistas a que essas lideranças, representando suas comissões territoriais, elejam as/os titulares e suplentes que estarão representando a coletividade das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão no Comitê Interfederativo (CIF), no Conselho Curador da Fundação Renova, no Conselho Consultivo da Fundação Renova, na Diretoria Executiva da Fundação Renova, no Fórum de Observadores, nas Câmaras Regionais e nas Câmaras Técnicas.