Atingidos debatem liquidação de danos e corte no orçamento das ATIs em Juatuba
A fase de liquidação de danos e o corte nos recursos destinados ao trabalho das Assessorias Técnicas Independentes (ATIs), como a Aedas, foram temas de reuniões das Comissões de Atingidos nos bairros Satélite, na quarta-feira (10), e no bairro Francelinos, na quinta-feira (11), ambos em Juatuba, região 2 da Bacia do Rio Paraopeba.
No Satélite, cerca de 150 pessoas, entre lideranças e comunidade em geral, estiveram no espaço participativo que aconteceu na quadra poliesportiva ao lado da Ascotélite. Já em Francelinos, o encontro ocorreu na Casa de Oração com a presença de aproximadamente 80 pessoas.
A abertura dos espaços foi feita por representantes das Comissões e, em seguida, técnicas da Aedas fizeram a apresentação de informações sobre a pauta. Após a apresentação, a fala foi aberta aos atingidos e às atingidas para apontamentos e dúvidas sobre os assuntos a serem tratados.
O atual cenário, tanto da fase de liquidação, quanto do corte de orçamento das ATIs, foi motivo de indignação da população atingida presente. Em relação aos cortes de recursos, atingidos e atingidas se manifestaram em defesa do direito à Assessoria Técnica Independente, da permanência das frentes de trabalho em curso.
Como encaminhamento, as pessoas atingidas presentes definiram a realização de uma reunião mensal para o compartilhamento e atualização das informações em torno dessas e outras pautas urgentes.