
A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social de Minas Gerais, Aedas, manifesta solidariedade à população do Rio Grande do Sul que, neste momento, enfrenta situação de calamidade devido aos danos causados por temporais que atingem 147 munícipios do estado. De maneira especial, expressamos nosso profundo pesar pelas 32 vidas perdidas (até o momento da publicação desta nota) em decorrência das tempestades.
São muitos os desabrigados, desaparecidos, milhares de pessoas sem energia elétrica, abastecimento de água potável e um cenário de insegurança que demanda a união do povo brasileiro e o trabalho urgente das autoridades competentes para que os danos sejam mitigados, para que vidas sejam preservadas e para que os que mais precisam sejam amparados neste contexto de crise climática e de sinalização de agravamento.
Dentre os inúmeros reflexos das chuvas, está o rompimento da Barragem 14 de Julho, localizada entre os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, nesta quinta-feira (2), provocando a elevação do Rio Taquari e obrigando a evacuação imediata da região.
Convidamos a todos a se engajarem nas ações emergenciais e de solidariedade que estão sendo organizadas por diversas instituições e organizações da sociedade civil para a ajuda ao povo do Rio Grande do Sul, como a Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB) que recolhe doações que podem ser feitas via PIX no CNPJ 73.316.457/0001-83.
Ao povo gaúcho, nosso fraterno abraço!