A segunda cartilha das Rodas de Diálogo (RD), promovidas pela Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas), fala sobre saúde. No processo de preparação das RDs, a Aedas está produzindo uma série de cartilhas, que trazem discussões teóricas, dados de estudos já realizados e compreensões já levantadas – com atingidas e atingidos – sobre cada tema.
O material compartilhado aqui trata de conceitos importantes para uma melhor compreensão sobre a saúde individual e a saúde de toda a comunidade. Além disso, tem o objetivo de informar sobre direitos e sobre como andam as ações de reparação no área da saúde.

Existem conceitos que são muito importantes para falar sobre saúde: os
serviços que existem no município, o que fazem estes serviços e quais são seus objetivos. Por exemplo: é importante não deixar de fora dessa reflexão a compreensão de que a saúde não é apenas biológica, mas também constituída de emoções, sentimentos, relações, percepções sobre a vida e o mundo.
É unânime nos territórios afetados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, que a saúde mental de crianças, jovens, adultos e idosos está abalada, depois do trauma do desastre.
Além de Saúde Mental, a cartilha também expõe debates sobre Saúde Coletiva, Saúde Pública, Serviços da Saúde e Controle Social, que é a participação da sociedade nas decisões sobre saúde em sua cidade, estado e até no país.
O material traz elementos sobre Direitos dos Atingidos(as); Danos à Saúde e Acordos já realizados após o rompimento. Clique e faça download desse documento, que é fruto do trabalho coletivo de muita gente. Boa leitura!
FAÇA O DOWNLOAD ABAIXO: