Caravana Rio Doce percorre municípios atingidos para informar e tirar dúvidas da população sobre o novo acordo de reparação
Caravana deve percorrer toda a bacia do Rio Doce entre os dias 24 e 28 de março

Começa na segunda-feira, dia 24 de março de 2025, a “Caravana Rio Doce,” que contará com representantes de 14 órgãos e entidades governamentais, em 20 reuniões que acontecerão de Mariana ao litoral do Espírito Santo. A “Caravana Rio Doce” é uma forma do Governo Federal divulgar as ações e compromissos assumidos no Acordo de Repactuação, homologado em 6 de novembro de 2024.
Para os atingidos e atingidas, será uma oportunidade de serem ouvidos e apresentarem reivindicações para representantes de ministérios como Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Saúde, Meio Ambiente, Educação, entre outros órgãos. De acordo a Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), os objetivos da Caravana são “a ampliação do diálogo com as comunidades atingidas, explicação de dúvidas e oferecer transparência sobre ações governamentais”.
As pessoas atingidas, comunidades indígenas e quilombolas, associações de pescadores e movimentos sociais cobram do Governo e das Instituições de Justiça a participação social na implementação do acordo e esperam ter retorno sobre dúvidas e limites que acreditam haver nesse processo. Um exemplo são comunidade que não foram inclusas em Anexos específicos do acordo de Repactuação e que pleiteiam reconsideração.
Dentre os assuntos a serem abordados durante as reuniões, destacam-se as obrigações das mineradora, como a execução do PID (Programa de Indenização Definitiva), o Programa de Transferência de Renda (PTR), Programa de Incentivo à Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, à Produção e Retomada Econômica (PRE), o Plano de Reestruturação da Gestão da Pesca e Aquicultura (PROPESCA), fortalecimento de serviços públicos, e o gerenciamento de recursos garantidores das Assessorias Técnicas Independentes.
Confira a agenda para os territórios do programa Médio Rio Doce assessorados pela Aedas em Minas Gerais:
Leste de Minas
Segunda-feira (24/03)
Aimorés – 18h
Ginásio Poliesportivo de Aimorés/MG
Endereço: Avenida Raul Soares, 690, Centro
Terça-feira (25/03)
Aimorés
Pescadores e demais grupos – 8h às 09h
Pescadores e demais grupos – 9h às 10h
Uchô Betlháro Purí Aimorés – 8h
Endereço Avenida Liberdade Nº 857 , Bairro Igrejinha , Aimorés-MG.
Resplendor
à Pukíu de Resplendor – 14h
Patronato – Resplendor
Endereço: R. Nossa Sra. Mont Serrat – Resplendor, MG, 35230-000
Itueta
Krim de Itueta – 14h
Endereço: Ocupação Retomada Krim – Geolocalização: -19,3953330, -41,1042870
Vale do Aço
Quarta-feira (26/03)
Ilha do Rio Doce (Caratinga) – 14h
Endereço: Rua cinco, Nº 80, Salão de Eventos Cristal
Cachoeira Escura – 18h
Escola Hilda Moraes
Endereço: Av. Juscelino Kubitschek, 300
Texto: Luciano Alvim – Equipe de Comunicação Programa Médio Rio Doce da Aedas